Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Humor, melancolia e tragédia marcam 'Os Banshees de Inisherin', indicado a nove categorias no Oscar

Publicado em: 06/02/2023 15:26

 (Ruptura abrupta de amizade é premissa de longa, indicado a nove categorias no Oscar, que reúne mais uma vez o diretor Martin McDonagh e os atores Colin Farrell e Brendan Gleeson. Disney/Divulgação.)
Ruptura abrupta de amizade é premissa de longa, indicado a nove categorias no Oscar, que reúne mais uma vez o diretor Martin McDonagh e os atores Colin Farrell e Brendan Gleeson. Disney/Divulgação.
Viver durante o intenso período do início da década de 1920, quando aconteceu a Guerra Civil Irlandesa, não atrapalha a rotina ou o humor do fazendeiro Pádraic (Colin Farrell), que mora desde que nasceu na ilha de Inisherin com a sua irmã Siobhán (Kerry Condon) e seus animais. Os dias são sempre iguais, nos mesmos lugares e na companhia das mesmas pessoas, sobretudo do seu amigo Colm (Brendan Gleeson). Muito mais difícil para ele, então, do que o conflito sangrento que se desdobra na outra margem é entender e aceitar a repentina decisão do amigo de não querer mais lhe ter por perto ou sequer trocar uma palavra. Intelectualmente limitado, mas de coração puro e leal, Pádraic demora um bom tempo para perceber que o antigo parceiro de conversas não está brincando e insiste na aproximação com tanta resiliência que a situação toma proporções drásticas.

Combinando um humor simultaneamente doce e absurdo com uma melancolia trágica e dolorida, Os banshees de Inisherin, em cartaz, não transforma essa premissa da quebra aleatória de uma antiga amizade em mera desculpa para se expandir em outros assuntos. Muito pelo contrário: o diretor e roteirista Martin McDonagh (Na mira do chefe e Três anúncios para um crime) propõe uma lógica de encenação teatral em que cada um dos poucos cenários – a casa de Pádraic, de Colm, o pub, a igreja – é palco para a sucessão de momentos nos quais essa complicada relação será debatida. A repetição desses ambientes e de algumas figuras emblemáticas contidas neles são ferramentas essenciais para a familiaridade com a ilha que o filme quer criar na plateia – e que ele consegue magistralmente. 
 (Disney/Divulgação.)
Disney/Divulgação.
Certamente o texto de McDonagh por si só, além da específica tonalidade com a qual é pronunciado, transmite também uma ideia algo fabular: como se tudo aquilo fosse uma grande caricatura – ou alegoria da própria guerra – e o público não devesse levar os acontecimentos por via literal. No entanto, hábil como é na condução do elenco, o diretor evita que o longa caia na parábola simplista e concentra seus esforços dramáticos nos sentimentos humanos sinceros que os personagens esboçam uns para os outros. É um filme que, na sua contenção, acaba falando sobre muitas coisas sem precisar fugir do mote que abre e fecha a narrativa.

Nada mais imprescindível nisso do que as interpretações superlativas de Farrell, que mostra como alguém de infinita meiguice pode ser tomado pela raiva da solidão, de Kerry Condon, como essa personagem cujo afeto e cuidado pelo irmão é quase tátil, e de Brendan Gleeson, que encarna a amargura de Colm, tal qual seus acessos de compaixão, com assombrosa naturalidade. Assim como no bem diferente em tempo e cenário Três anúncios para um crime, também nomeado para múltiplos Oscars, a comédia de Os banshees de Inisherin deve bastante à acidez do cinema dos Irmãos Coen. Às vezes chega a ser verdadeiramente pensado pela gargalhada, mas a tristeza e a desesperança na qual os protagonistas acabam se sufocando – ou sendo sufocados – lembram o espectador da brutalidade que é capaz de insurgir mesmo na mais idílica das paisagens quando a divergência gratuita preenche o vazio inerente ao homem comum. Tem mesmo de haver alguma graça e beleza nessas angústias (tanto o medo do esquecimento quanto da rejeição), porque, do contrário, nem a convivência mais civilizada está a salvo da barbárie.
TAGS: inisherin | de | banshees | os |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco