Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PRÊMIO

Videorrepórter do Diario vence concurso e tem documentário incluído no catálogo do Globoplay

Publicado em: 22/01/2023 14:33 | Atualizado em: 23/01/2023 15:45

 (Foto: Valéria Gomes/cortesia)
Foto: Valéria Gomes/cortesia
O videorrepórter do Diario de Pernambuco, Francisco Silva, participou da captação de imagens de um documentário escolhido para integrar o catálogo de vídeos do Globoplay. A seleção é resultado de um concurso de documentários sobre o tema democracia, deliberação e educação política, foram inscritos e financiados pelo canal Futura.

O filme “Invisíveis da Rua: apagão eleitoral”, tem roteiro e direção da jornalista pernambucana Steffane Azevedo.  De acordo com a jornalista a ideia nasceu um pouco após a entrega do TCC dela, que abordava o tema de uma maneira mais breve e objetiva. “Eu sentia a necessidade de dar continuidade ao projeto, de contribuir para que a história de lutas das pessoas em situação de rua fosse ouvida, vista e eternizada”, comenta Steffane.

Na tela é possível assistir a história de pessoas em situação de rua que são esquecidas até no processo eleitoral. Francisco Silva é um dos responsáveis pelas imagens. 

“Elas já são invisíveis no dia-a-dia e durante o período eleitoral elas não são enfatizadas em nenhum processo da campanha, mesmo tendo direito a voto e a exercer o papel dela enquanto cidadão”, explicou Silva.

De acordo com Francisco Silva, foram cerca de cinco dias de gravações, todas no Recife. “Tivemos cenas nas ruas do Recife, Teatro Santa Isabel e Igreja de Santa Cecília, onde aconteceram as entrevistas com todos os moradores em situação de rua”, concluiu o videorrepórter do Diario.

Quatrocentos documentário se inscreveram e este ficou entre os 10 projetos aprovados que, de acordo com o canal Futura, abordam, de forma inovadora e atual, assuntos que contribuam para educação política. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco