Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Tatjana Patitz, uma das 'supermodels originais', morre aos 56 anos

Por: AFP

Publicado em: 11/01/2023 21:13

 (Foto: David Livingston / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
)
Foto: David Livingston / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
A modelo alemã Tatjana Patitz, famosa por fazer parte do grupo das "supermodels originais" dos anos 1980 e 1990, morreu nesta quarta-feira (11), aos 56 anos, informou sua agência, confirmando uma informação divulgada pela revista "Vogue".

"Tatjana morreu na manhã de hoje, na Califórnia", onde morava, escreveu em e-mail enviado à AFP Corinne Nicolas, fundadora e chefe da agência de modelos The Model CoOp, situada em Nova York, sem revelar as circunstâncias da morte.

O renomado fotógrafo de moda alemão Peter Lindbergh, morto em 2019, sempre foi o favorito de Tatjana e fazia registros dela desde a década de 1980.

A fundação de Lindbergh expressou "profunda tristeza pelo falecimento de Tatjana Patitz, amiga de Peter há bastante tempo".

Nascida na Alemanha, criada na Suécia e radicada na Califórnia, Tatjana "sempre foi o símbolo chique europeu, como a mistura de Romy Schneider e Monica Vitti", declarou em sua própria revista Anna Wintour, editora-chefe da Vogue.

A modelo fez parte do grupo de elite das "supermodels originais" das décadas de 1980 e 1990, ao lado de Estelle Lefébure, Karen Alexander, Rachel Williams, Linda Evangelista e Christy Turlington.

As seis modelos aparecem na famosa foto feita por Peter Lindbergh para a Vogue em uma praia em 1988, "White Shirts: Six Supermodels,  Malibu". ("Camisetas brancas: seis supermodelos, Malibu", em tradução livre).

Tatjana Patitz, Christy Turlington, Linda Evangelista, Naomi Campbell e Cindy Crawford também aparecem no famoso clipe de "Freedom! '90", do músico britânico George Michael, que morreu em 2016.

Tatjana era "a mais tranquila e, talvez, mais intensa das 'supermodels originais'", escreveu a Vogue em sua publicação, ecoando uma declaração da própria modelo em uma entrevista de 2020: "Nunca vendi minha alma."
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco