Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PREMIAÇÃO

Djamila Ribeiro recebe Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos

Publicado em: 02/01/2023 13:49 | Atualizado em: 02/01/2023 14:03

 (Crédito: Reprodução/Instagram)
Crédito: Reprodução/Instagram
A escritora Djamila Ribeiro receberá o prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos por reconhecimento por seu trabalho no campo da desigualdade de gênero no Brasil, com foco nas mulheres negras.

O embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, parabenizou a indicação em sua conta no Twitter. “Essa condecoração é um reconhecimento da importância e do alcance do trabalho de Djamila na luta pelos direitos das mulheres negras no país”.
 

Djamila é uma das vozes mais potentes sobre feminismo negro e antirracismo no Brasil. É autora das obras “Lugar de Fala” (2017) e “Pequeno Manual Antirracista” (2019), além de atuar como colunista da “Folha de São Paulo” e na revista alemã “Der Spiegel”.

A ativista é coordenadora do coletivo “Feminismos Plurais”, um espaço tem como foco mulheres negras e pessoas em situação de vulnerabilidade, que oferece acolhimento em atendimento psicológico, jurídico e profissional. A organização também fomenta debates sobre feminismo e antirracismo assim como a publicação de autores negros.

Além da brasileira, outros 14 ativistas dos Direitos Humanos de países como Irã, Síria, Bielorrússia, Sudão e Costa do Marfim serão reconhecidos pelo prêmio. A cerimônia de entrega ocorrerá neste domingo (01/01), na Embaixada da Alemanha em Brasília.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco