Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SÉRIES

Conheça séries sobre gastronomia para maratonar

Publicado em: 03/01/2023 16:39

Plataformas oferecem programas que vão desde a história da gastronomia de diferentes regiões do mundo à trajetória de grandes chefs (Crédito: Netflix/Reprodução)
Plataformas oferecem programas que vão desde a história da gastronomia de diferentes regiões do mundo à trajetória de grandes chefs (Crédito: Netflix/Reprodução)
O recesso de fim de ano está acabando, mas, para quem ama um enredo gastronômico, ainda dá tempo de assistir uma saborosa série sobre o assunto. Essa é também a oportunidade perfeita para conhecer mais sobre a culinária de todas as partes do mundo, sem sair do sofá.

Com isso, separamos 16 séries sobre gastronomia que vão te deixar com água na boca e vontade de cozinhar. Confira:

Netflix

Sal, gordura, acidez e calor
Com graça e simpatia, a chef e escritora Samin Nosrat nos leva para uma viagem a Itália, Japão, México e Estados Unidos e revela tudo sobre os principais elementos para uma boa comida - o Sal, a Gordura, a Acidez e o Calor. Em quatro episódios apetitosos, a cozinheira prova que o que torna uma comida deliciosa é a combinação precisa desses pilares culinários. A minissérie é obrigatória para quem quer começar a se arriscar na cozinha.

Street Food
Em cada episódio, a vida de um protagonista principal se cruza com a de outros vendedores para contar uma história comum de perseverança, trabalho duro, sabor e identidade. O Brasil é representado pela dona Suzana, uma baiana gaga que supera centenas de desafios e se orgulha da culinária brasileira. Vale assistir também e edição da Street Food - Asia, que revela ao mundo cozinheiros premiados que exercem sua paixão pela comida de rua em esquinas de países asiáticos.

Somebody feed Phill
Nessa série, um cara hilariante sai ao redor do mundo e explora cidades a partir da culinária, com a excitação de uma criança. Ele come de tudo, conversa com locais, visita feiras de rua. Essa obra é totalmente diferente das outras por um único motivo: as outras não têm o o apresentador carismático Phil Rosenthal. Um dos episódios foi gravado no Rio de Janeiro e deixa qualquer brasileiro super orgulhoso e emocionado.

Chef’s Table
A série acompanha a rotina de renomados chefs de cozinha, como eles alcançaram o sucesso e como transformam comida em obras de arte.

Chef’s Table tem o formato de documentário e conta com uma média de quatro a seis episódios por temporada (atualmente, estão disponíveis seis). Com ela, o espectador faz uma viagem por vários países como Estados Unidos, Itália, Berlim, Coreia do Sul, entre outros. A atração já foi indicada ao Emmy.

Da África aos Eua - uma viagem gastronômica
Essa série documental explora as origens e as transformações da culinária afro-americana. A produção examina a influência da desigualdade racial e das relações de trabalho na cultura alimentar desse povo. O apresentador embarca em uma jornada vibrante e poderosa ao lado de chefs, historiadores e ativistas. Juntos, eles não só analisam o impacto da escravidão na comida americana, com também celebram a coragem, a arte e a criatividade da comunidade negra.

Fungos Fantásticos
O documentário é uma jornada reveladora sobre o mundo mágico, misterioso e medicinal dos fungos e seu poder de curar, sustentar e contribuir para a regeneração da vida na Terra. Para elucidar a importância do Reino Fungi, as imagens são fornecidas através dos olhos de micologistas. O trabalho é fascinante e esclarecedor. Vale o view.

Solo Fértil
Um documentário necessário. Cientistas revelam como a forma que plantamos nossa comida tem degradado o solo da Terra e pode, em breve, extinguir toda a humanidade. O filme aborda os maiores problemas ambientais e aponta as soluções fundamentais para o combate às mudanças climáticas e a preservação do planeta. Spoiler: a culpa não é da carne . De todas as indicações, essa é a única que ainda não foi dublada.

Cooked
Protagonizada pelo jornalista e ativista da boa alimentação Michael Pollan, em quatro episódios, nomeadas a partir dos elementos fogo, água, ar e terra, o apresentador conduz o espectador a uma reflexão: temos plena consciência sobre o que comemos?

A série surpreende ao tratar do tema sem lições de moral, mas através do incentivo ao consumo do que é natural, caseiro e, principalmente, gostoso – o que inclui os ditos vilões bebidas alcoólicas e açúcar.


Amazon Prime Vídeo

História da Alimentação no Brasil
O documentário é uma aula de história, de cultura, tradição e culinária brasileira. A série trata da miscigenação entre indígenas, africanos e portugueses. Baseado no livro de Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo e jornalista brasileiro, lançado em 1967, cada capítulo tem como fio condutor um alimento imprescindível a nossas panelas, a nossas receitas e até a nossa saúde, como a mandioca, o milho, a banana, nossos temperos.

Rendez-vous à Paris
“Renez-vous” significa reencontro. A série busca aproximar o espectador da autêntica culinária francesa. Para isso, Uiara Araújo, jornalista especializada em gastronomia, visita proprietários de lojas de ingredientes em Paris para depois usá-los em clássicas receitas francesas.

Comida da série
A chef Isadora Becker ensina receitas inspiradoras de seus seriados de TV favoritos. Além das comidas, ela se inspira também nos figurinos da série na hora de se vestir. Quem nunca assistiu Bob Esponja e ficou morrendo de vontade de provar um hambúrguer de siri?

Praias e pratos com Vitor Liberato
Uma viagem gastronômica pelo Nordeste brasileiro com Vitor Liberato. Ele apresenta as comidas típicas desta região, como Paçoca de Pilão, mas também pratos contemporâneos, com novas influências, como Batata com Wasabi do restaurante Tapas. Vitor faz um tour entre Pernambuco e Rio Grande do Norte, visitando lugares emblemáticos do Nordeste, como o maior cajueiro do mundo e as dunas de Genipabu.

Marinando
Marina Person prepara receitas rápidas, fáceis, gostosas e saudáveis na cozinha da própria casa. Com a participação de convidados famosos ou do diretor do programa, Chico, ela lê receitas, modifica, inventa e se atrapalha um pouco. Mas o resultado é sempre pratos atrativos e belíssimos ao olhar.

Receitas do Brasil
Você conhece a gastronomia brasileira? A Chef Letícia Massula apresenta a culinária do Brasil através de pratos típicos e releituras contemporâneas dos pratos mais tradicionais. Ela prepara receitas, recebe convidados para bate-papos e trocas de dicas gastronômicas.

HBO Max

Foodie Love
Em Foodie Love, um homem e uma mulher se encontram por meio de um aplicativo e, conforme vão se conhecendo ao longo dos episódios, em cada um deles uma nova comida é apresentada e degustada pelos personagens. Juntos, eles exploram a gastronomia da Espanha, da Itália, da França e do Japão.

Selena + Chef
A cantora e atriz Selena Gomez tenta cozinhar refeições deliciosas enquanto está presa em casa durante a quarentena. Com a ajuda de dez grandes chefes da gastronomia, a estrela irá se aventurar na cozinha. Além de protagonista, Selena Gomez também é produtora executiva da série.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco