Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CARNAVAL

Bloco das Emoções e André Rio iniciam, no próximo sábado, nova temporada dos Ensaios do Carnaval

Publicado em: 09/01/2023 15:34

André Rio marca presença em outra temporada dos Ensaios do Carnaval (Crédito: Divulgação/Galo da Madrugada.)
André Rio marca presença em outra temporada dos Ensaios do Carnaval (Crédito: Divulgação/Galo da Madrugada.)
A sede do Galo da Madrugada será palco, no próximo sábado (14), da abertura de mais uma temporada dos Ensaios do Carnaval, que irá unir o melhor dos frevos de bloco, de rua e canção, sob o comando do Bloco das Ilusões e do cantor André Rio. A parceria, que existe desde 2012, promete, mais uma vez, animar as noites dos sábados que antecedem o carnaval, em quatro edições que irão trazer, ainda, convidados diversos – tanto do bloco lírico quanto do artista pernambucano. A prévia começa às 18h e segue toda semana até o dia 04 de fevereiro.
 
“Para nós, representa uma retomada de muita alegria, garra, energia e gás. Acho que todo pernambucano está sedento de carnaval, que é uma festa popular tão linda. Queremos trazer, toda semana, dois ou três convidados, entre cantores ou até mesmo outros blocos líricos, para que o folião possa conhecer a variedade e beleza das nossas agremiações”, explica Ana Nery Meneses, presidente do Bloco das Ilusões. 
 
Prévia acontece na sede do Galo da Madrugada e segue, toda semana, até o primeiro sábado de fevereiro (Crédito: Divulgação/Galo da Madrugada)
Prévia acontece na sede do Galo da Madrugada e segue, toda semana, até o primeiro sábado de fevereiro (Crédito: Divulgação/Galo da Madrugada)
 
O bloco lírico, criado em março de 1985, pela saudosa Carminha Freire – esposa de Enéas Freire, fundador do Galo da Madrugada, e mãe de Ana Nery -, inicia a prévia às 18h com seu tradicional acerto de marcha e irá trazer ainda, na noite de abertura, os convidados Igor Valença (ex The-Voice Kids), Ed Carlos e Bia Villa-Chan. “Vamos fazer uma grande festa de celebração aos nossos ritmos sem perder, claro, o lirismo, que é a nossa maior marca. Estamos investindo pesado na nossa orquestra, preservando a tradição da banda de pau e corda e, ainda, com um belíssimo coral, que vai abrilhantar ainda mais os ensaios”, acrescenta Ana.
 
Em seguida, o veterano André Rio dá continuidade à festa com seu show marcado, tradicionalmente, por clássicos do frevo de diferentes épocas e convidados da cena pernambucana e nacional. “É um projeto que eu amo demais, que tem como cerne a junção de todas as culturas musicais pernambucanas no período que antecede o carnaval para que, justamente, o folião espere o Sábado de Zé Pereira, o Galo cantar, o raiar do dia do Galo, da melhor forma possível, com as músicas bem aquecidas em nosso coração e em nossa alma”, externa o cantor, que realiza os Ensaios há uma década e meia – há onze, na sede do maior bloco do mundo.
 
André conta que traz, como novidade para a temporada deste ano dos Ensaios do Carnaval, as noites temáticas: “neste primeiro sábado, por exemplo, eu juntei amigos e queridos parceiros que são herdeiros daquilo que a gente aprendeu com Claudionor (Germano), Expedido Baracho, Capiba, Nelson Ferreira, entre outros, que são os carnavais de décadas atrás, que foi levado adiante com a força dessa geração que tem Marron Brasileiro, Almir Rouche e Gustavo Travassos. Juntos, faremos uma grande noite de inesquecíveis canções”, conta o anfitrião, que traz, ainda, a Banda Fulô de Mandacaru, a sambista Carla Rio e a Orquestra Cipó de Couro. “Trata-se de uma Orquestra genuinamente de rua, que traz o carnaval de Olinda e do Recife Antigo pra sede do Galo. Cada semana será de atrativos pensados de modo a proporcionar uma noite inesquecível a quem comparecer à sede do bloco”, finaliza André.

Serviço:
Abertura dos Ensaios do Carnaval com Bloco das Ilusões, André Rio e convidados
Data: 14 de janeiro de 2023
Local: sede do Galo da Madrugada (Palácio Enéas Freire)- Rua da Concórdia, 984, Bairro de São José.
Horário: 18h
Convidados: Igor Valença, Ed Carlos e Bia Villa-Chan (Bloco das Ilusões); Almir Rouche, Marron Brasileiro, Gustavo Travassos, Fulô de Mandacaru, Carla Rio e Orquestra Cipó de Couro (André Rio).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco