Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FILME

'Avatar: o caminho das águas' arrecadou mais de 2 bilhões de dólares

Publicado em: 03/01/2023 17:30

A continuação de Avatar (2009) fechou 2022 na lista das 15 maiores bilheterias da história, com apenas duas semanas em cartaz (Crédito: 20th Century Studios/Divulgação)
A continuação de Avatar (2009) fechou 2022 na lista das 15 maiores bilheterias da história, com apenas duas semanas em cartaz (Crédito: 20th Century Studios/Divulgação)
Avatar: O Caminho da Água, o último lançamento de James Cameron, consagra o antecipado sucesso comercial e não registra quedas de fatura por três fins de semana consecutivos. O longa-metragem lidera o ranking de bilheterias no Brasil e no mundo desde a estreia, em 15 de dezembro. Já são 1,4 bilhões de dólares arrecadados, e a projeção é que o filme ultrapasse a meta de 2 bilhões.

A nova ficção científica de Cameron configura a segunda maior bilheteria de 2022, atrás apenas de Top Gun: Maverick, lançado em maio. No ano, foi o longa mais rápido a atingir a marca de 1 bilhão de dólares. O primeiro colocado demorou um mês para arrecadar esse valor, que Avatar 2 juntou só nas duas últimas semanas de dezembro.

O primeiro filme da franquia, Avatar, também foi recordista em 2009 e defende o posto de maior bilheteria da história, com 2,9 bilhões. Sua produção é considerada revolucionária pelos críticos, graças ao engenhoso e até então inédito uso de computação gráfica nos personagens humanóides do planeta Pandora.

O novo ato da saga se passa dez anos após os acontecimentos de Avatar. Agora, o protagonista Jake Sully tem de trabalhar com seu clã e com o exército dos extraterrestres Na’vi para impedir uma nova invasão pelos seres humanos. O longa é estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver e tem 3 horas e 12 minutos de duração.

James Cameron já anunciou novos capítulos da saga e promete até o quinto filme. O próximo da fila, Avatar 3, foi gravado ainda em 2018 e está previsto para estrear em 20 de dezembro de 2024.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco