Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EXPOSIÇÃO

Afrografia inicia sua 2ª edição com shows gratuitos no Museu da Abolição

Publicado em: 19/01/2023 16:11

 (Crédito: Ronald Santos.)
Crédito: Ronald Santos.
Em sua 2ª edição, com realização do Museu da Abolição do Recife (MAB) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a exposição Afrografia, que se debruça sobre a beleza, a memória e a resistência da cultura do povo negro pernambucano, vai acontecer neste sábado (21), na área externa do MAB, às 16h, trazendo também uma programação musical com nomes como Abulidu, Maracatu de Baque Virado Leão Coroado e Coco Xaréu de Bananeira. A entrada é gratuita.

A mostra reúne 20 artistas da Região Metropolitana do Recife, com curadoria assinada pelo artista e fotógrafo Rennan Peixe, e ficará em cartaz por tempo indeterminado. “A Afrografia II tem como principal intenção mostrar a importância da fotografia na construção da identidade negra. A exposição conta com fotografias que não somente narram o cotidiano do povo preto, mas que também agenciam uma luta contra a invisibilidade e o apagamento histórico do seu protagonismo”, define Rennan Peixe.

Em sua edição de estreia, promovida em 2019, também no Museu da Abolição, a Afrografia contou com a participação de 12 artistas. “A gente propõe um diálogo entre fotógrafos e fotógrafas com o espelho da alteridade, que se reconhecem enquanto artistas negros no contexto branco e elitizado dos espaços artísticos”, completa o curador.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Manhã na Clube: entrevista com Rodrigo Coutinho, secretário de esportes do Recife
Manhã na Clube: entrevista com Priscila Lapa, cientista política
Manhã na Clube: entrevista com Everaldo Silva e  Ney Araújo
Grupo Diario de Pernambuco