Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

HOMENAGEM

Recife celebra Nascimento do Passo com nova data comemorativa

Publicado em: 27/12/2022 10:33

 (Imagem: Arquivo.)
Imagem: Arquivo.
Nesta quarta-feira (28) será celebrado o primeiro Dia Estadual do/a Passista de Frevo, nova data que entra no calendário de comemorações do ritmo pernambucano mais popular e que foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado. A autoria da lei é do deputado Wanderson Florêncio (Solidariedade) e o dia faz referência ao nascimento de Francisco do Nascimento Filho - conhecido como Nascimento do Passo. O mestre foi responsável pela formação de centenas de discípulos e passistas, além de criador da primeira metodologia para o ensino da dança. O objetivo fundamental da lei é a valorização do ritmo e o estímulo à transmissão dos saberes de sua dança, sendo também mais uma data para a promoção da economia criativa voltada aos passistas de frevo e a toda sua cadeia produtiva. 

Francisco do Nascimento Filho era amazonense e chegou ao Recife na década de 1950. Passou a fazer parte do cotidiano da capital pernambucana, envolvendo-se com suas celebrações e festas populares, especialmente com o Carnaval. No decorrer de suas experiências, passou a seguir os grandes passistas da época, e com sua sagacidade começou a disputar concursos de frevo. Em 1958, através de um concurso de passo que saiu vencedor, o jornalista César Brasil ao lhe entregar a premiação, mencionou que a partir dali o jovem e talentoso Francisco do Nascimento Filho, seria conhecido como Nascimento do Passo. Motivado pelas suas conquistas, fundou em 1973, a Escola Recreativa Nascimento do Passo no subúrbio do Recife, e ministrou aulas e oficinas em diversas escolas e instituições, estimulando também a criação e a formação de grupos amadores e profissionais de dança. O Mestre faleceu no ano de 2009.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco