Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA

Obra de Gilberto Freyre ganha versão em quadrinhos, com lançamento nesta quarta

Publicado em: 06/12/2022 12:18

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
Um dos clássicos do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre ganha versão em quadrinhos, moderna e atualizada. O projeto inovador é fruto da parceria firmada entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e a Fundação Gilberto Freyre. Em uma ação que valoriza a cultura, o meio ambiente e a sustentabilidade, será lançado nesta quarta-feira (7) o livro “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”. A publicação faz uma releitura da obra "Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil", publicada em 1937.

O lançamento acontece a partir das 17h, na Fundação Gilberto Freyre, na Rua Jorge Tasso Neto, s/n (segundo portão), Apipucos. O evento é aberto ao público, numa oportunidade de prestigiar essa ilustre personalidade pernambucana tão à frente de seu tempo. O projeto tem o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). 

A ideia do projeto é rejuvenescer a obra de Freyre, abrangendo um maior público. Dar mais visibilidade, com uma linguagem moderna de um tema que o escritor já imortalizava em 1937. Ele trouxe à luz temas como a devastação das matas, a falta de cuidado na preservação da fauna em geral, além da a indisponibilidade de terras para o plantio de gêneros alimentícios.

Freyre enxergava o Nordeste com um viés diferente do olhar preconcebido do restante do País. Via outra região, numa perspectiva mais aprofundada. Uma terra onde os recursos naturais existiam em abundância, com solo de massapê favorável ao plantio. Mas também fruto de um modelo escravagista, onde se produzia muita riqueza e poucos direitos para a mão de obra sazonal da cana-de-açúcar.
 
Publicação visa valorizar cultura nordestina (Crédito: Divulgação)
Publicação visa valorizar cultura nordestina (Crédito: Divulgação)

O livro Nordeste em quadrinhos resgata essa múltipla visão de Freyre, num formato moderno através do HQ. A junção de história e linguagem contemporânea busca levar temas relevantes, como defesa do meio ambiente e sustentabilidade a um público mais jovem. “A obra de Freyre é um grito para o futuro”, diz o jornalista Beto Beltrão, que coordenou o trabalho de adaptação do livro. Beltrão considera Nordeste um dos livros mais ousados de Gilberto Freyre, do ponto de vista de ideias. “O livro falava naquela época do meio ambiente, um assunto que ainda não estava na pauta”, explica. 

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, a obra traz uma releitura com a alma da cultura pernambucana, numa linguagem acessível. “No traço e no texto desta publicação, o talento de artistas que respiram e reproduzem em suas obras o Nordeste, com suas particularidades, riquezas e cenários diferenciados", pontua Lucena.

"Gilberto Freyre foi um autor à frente de seu tempo e trouxe, já na década de 30, uma preocupação ambiental muito forte na sua obra 'Nordeste'. A publicação 'Nordeste em Quadrinhos' traz a possibilidade de ter o leitor preocupado com a temática ambiental desde a sua juventude, público-alvo das HQs”, destaca o presidente da FGF, Fernando Freyre Filho.

Os traços do quadrinista Luciano Félix ilustram as páginas da nova obra. O artista pernambucano trouxe para o livro referências regionais, na linguagem da xilogravura. O formato em quadrinho consegue dar mais leveza e atualidade às ideias de Gilberto Freyre, contidas na publicação original.
 
A publicação não será comercializada. O objetivo é distribuir gratuitamente junto a entidades profissionais da engenharia, agronomia e geociências, a órgãos públicos estaduais, municipais e federais em Pernambuco, além de universidades e bibliotecas universitárias dos cursos de engenharia em Pernambuco e para bibliotecas e escolas públicas do Estado.

SERVIÇO 
Quando: Quarta-feira (7)
Horário: 17h
Onde: Fundação Gilberto Freyre
Rua Jorge Tasso Neto, s/n (segundo portão), Apipucos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Manhã na Clube: entrevista com Rodrigo Coutinho, secretário de esportes do Recife
Manhã na Clube: entrevista com Priscila Lapa, cientista política
Manhã na Clube: entrevista com Everaldo Silva e  Ney Araújo
Grupo Diario de Pernambuco