Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA POPULAR

Encontro de Cavalo Marinho retorna à Casa da Rabeca neste domingo

Publicado em: 23/12/2022 13:03

 (Crédito: Ana Lira)
Crédito: Ana Lira
Um dos mais tradicionais eventos do Ciclo Natalino de Pernambuco, volta a ser realizado este ano. O 27º Encontro de Cavalo Marinho, retoma no pós-pandemia reforçando a importância da cultura popular e da celebração do Natal. Com diversas atrações já confirmadas, acontecerá no domingo (25), a partir das 16h, no Espaço Ilumiara; e das 18h na Casa da Rabeca do Brasil, com entrada inteiramente gratuita. 

O Encontro de Cavalo Marinho foi criado pelo saudoso Mestre Salustiano, falecido em 2008 e fundador da Casa da Rabeca, que deixou para filhos e netos o legado de preservar a cultura popular no espaço idealizado por ele. Este ano, participam da festa, os grupos de Cavalo Marinho Boi Matuto, de Olinda; Boi Pintado e do Mestre Batista, ambos de Aliança; Estrela Brilhante, Estrela de Ouro e Boi Brasileiro, os três de Condado; e o Família Salustiano. 
 
A iniciativa conta com apoio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda.
 
CAVALO MARINHO
Variação do Bumba-Meu-Boi, o Cavalo Marinho é típico da Zona da Mata nordestina e tem relação próxima com a religiosidade local, atingindo seu ápice na época natalina. Com performances que envolvem música, teatro, coreografias e falas improvisadas, e prestam homenagem aos Reis Magos, que na tradição cristã teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo presentes para a criança. 

CICLO NATALINO
O Encontro do dia 25 de dezembro marca o ciclo de comemorações natalinas da Casa da Rabeca, e é realizado pelo espaço desde 1995, por iniciativa do Mestre Salustiano, uma das mais emblemáticas personalidades da cultura popular do Estado. 

SERVIÇO 
27º Encontro de Cavalo Marinho
Quando: Domingo, 25 de dezembro de 2022
Onde: Espaço Ilumiara e Casa da Rabeca (Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Horário: 16h (Espaço Ilumiara) e 18h(Casa da Rabeca)
Entrada e estacionamento gratuitos
Mais informações: (81) 9.9606.0181

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco