Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Banda antirracista representa Pernambuco no 'Som na Rural', em Brasília

Publicado em: 30/12/2022 10:33

 (Crédito: Daniel Lima)
Crédito: Daniel Lima
Banda afropernambucana antirracista, Abulidu sai pela primeira vez do estado para mostrar sua arte. A experiência do grupo acontece em Brasília/DF, onde faz show no Som na Rural, no próximo domingo (1º), exatamente no local e data da posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil. 
 
“Acreditamos que a nossa arte possibilita a realização de sonhos. Vamos sem medo de ser feliz porque todo rolê gera cultura. Acredite nos seus sonhos é a nossa mensagem”, declara o cantor e compositor Hélio Abulidu.

Abulidu volta a tocar no Som na Rural como representante da cultura pernambucana no Centro-Oeste do país. A banda esteve no palco Som na Rural em junho de 2022, na Fenearte, que homenageou os 30 anos do movimento Manguebeat na última edição. 

“É um marco histórico. Fazer parte desse momento com Roger de Renor e Nilton Pereira, que conduziram a rural Willys 1969 do Recife até a Brasília, e outros artistas mostra que os nossos sonhos são concretos”, destaca Hélio. 

O deslocamento terrestre da banda para Brasília é uma parceria com a Caravana do SINDIFPE, do Recife (bairro da Várzea), que saiu na última quarta-feira (28/12) e chegou nesta sexta-feira (30). A banda fica hospedada no Ateliê Angico, no Córrego do Urubu, com apoio das artistas Tâmara Jacinto e Letícia Fialho.

Em 2022, Abulidu realizou shows em festivais pernambucanos de destaque, entre eles o Rec’n Play, na Praça do Arsenal (palco principal - Recife Cidade da Música), e o Pré-Amp, em homenagem aos 30 anos do Manguebeat, na Rua da Moeda, ambos no Centro do Recife. 

O grupo, que nasceu em dezembro de 2019, também é formado por Paulo Alves (violão), Arnaldo Deodato (percussão), Thulio Xambá (percussão), Rogério A. Martins (guitarra) e Raphael César (baixo). 

Para 2023, Abulidu prepara o lançamento do  primeiro disco, com projeto do edital elaborado por Adiliane Batista e Renata Mesquita e aprovado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC). 

Atualmente, nas plataformas digitais, a banda conta com o EP homônimo, que leva três singles produzidos por Buguinha Dub, e dois clipes no seu canal no YouTube, após ficar em 2º lugar no concurso do Festival Pré-Amp 2020. 

Artes da Hora
O figurino da Abulidu para a apresentação em Brasília é da Artes da Hora (@artesdahora - Instagram), do Recife. A loja tem realizado parcerias frequentes com o grupo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Manhã na Clube: entrevista com Rodrigo Coutinho, secretário de esportes do Recife
Manhã na Clube: entrevista com Priscila Lapa, cientista política
Manhã na Clube: entrevista com Everaldo Silva e  Ney Araújo
Grupo Diario de Pernambuco