Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EXPOSIÇÃO

Amor em Ruínas; exposição resgata memórias de Pernambuco nas fotografias de Alcir Lacerda

Publicado em: 21/12/2022 13:23 | Atualizado em: 21/12/2022 13:32

 (Crédito: Almir Lacerda)
Crédito: Almir Lacerda
Parte das memórias e do desenvolvimento de Pernambuco foram registrados pelas lentes de Alcir Lacerda, mestre da fotografia em preto e branco. Seu legado entrou em exposição na última segunda-feira (19), no Museu de Arte Sacra de Goiana (MASG), no Sesc Ler Goiana.

Falecido em 2012, aos 84 anos, Alcir Lacerda foi um dos pilares da fotografia em Pernambuco, mestre do preto e branco. Captou com seu olhar atento os subúrbios recifenses ainda não tomado por prédios, a síntese entre natureza e homem que se desenvolve no interior do estado e as belezas do litoral.

Natural de São Lourenço da Mata, Alcir nasceu em setembro de 1927 e junto de sua câmera foi testemunha de importantes momentos da história recente, como o golpe militar em 1964, a abertura da Avenida Dantas Barreto e a derrubada da Igreja dos Martírios, no centro do Recife, em 1972.

A exposição, com curadoria de Leandro Pereira da Costa, segue no MASG até 10 de março de 2023, na Galeria Mestre Zé do Carmo, flutuando em torno do tema “Amor em Ruínas”, provocando reflexões sobre as relações com os patrimônios históricos e culturais através desse Pernambuco capturado nas obras de Alcir Lacerda.

"O título 'Amor em Ruínas' aponta para essa questão do descaso com o patrimônio. A fotografia [Amor em Ruínas] traz em primeiro plano ruínas de um prédio e, no segundo plano, uma igreja. É uma proposta que conversa com tudo que temos trabalhado no MASG, sobre a importância da preservação patrimonial, enaltecer as riquezas culturais do território e pela defesa de uma museologia ativa, reflexiva e participativa”, esclarece o curador Leandro Pereira, professor de Artes Visuais no Sesc Pernambuco.
 
Serviço 
Exposição Amor em Ruínas
Data: 19 de dezembro até 10 de março
Horário: segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Local: Museu de Arte Sacra de Goiana (MASG) - Sesc Ler Goiana - Rua Josias Albuquerque S/N (antiga Rua do Arame), Centro, Goiana -PE
Entrada: gratuita 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Manhã na Clube: entrevista com Rodrigo Coutinho, secretário de esportes do Recife
Manhã na Clube: entrevista com Priscila Lapa, cientista política
Manhã na Clube: entrevista com Everaldo Silva e  Ney Araújo
Grupo Diario de Pernambuco