Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Muafro Recife recebe 1ª edição da Balada Literária neste final de semana

Publicado em: 29/11/2022 12:17

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
A 1ª Balada Literária irá movimentar a Bodega de Véio nesta sexta-feira (29), às 19h30,  com uma roda de samba que terá Jorge Riba, Surama Rheis, Anastácia Rodrigues, Beto Rusivel, Paulo Perdigão, Hilton Oliveira e participação especial de Fabiana Cozza. 
 
Homenageando o Samba, o evento cultural que nasceu em 2006 comandado pelo escritor pernambucano Marcelino Freire, esse ano chegou a sua décima sétima edição em São Paulo, à quinta em Teresina, à sétima em Salvador e terá a primeira no Muafro Recife nos dias 02, 03 e 04 de dezembro. No sábado o museu inicia suas atividades às 8h30, com a exposição do material gráfico do livro “Miróbolante”, de Wilson Freire, na sala 42. Ao mesmo tempo acontece o café da manhã no qual a artista Anastácia Rodrigues conversa com a cantora, compositora e instrumentista Dalva Torres. 
 
Às 10h30 será exibido o documentário “Samba de Pernambuco” da produtora artística Gabriela Apolônio. Em seguida, a jornalista Fabianna Freire Pepeu realiza uma conversa com a autora e com o sambista Hilton Oliveira.  À tarde, Marcelino Freire comanda uma mesa com as poetas Ezter Liu, Flavia Gomes e Odailta Alves, atividade realizada em parceria com a produtora Nós Pós e o Festival Palavra Cifrada. Após o romancista e editor Sidney Rocha dialoga com as escritoras Adrienne Mytes, Deborah Dornellas e Marta Neves. 
 
Ainda no sábado, às 19h30, será lançada a antologia “Os Peixes Têm Rugas”, organizada por Tatiana Carvalhedo para a editora Pousar, de Brasília (DF), e haverá um encontro de poetas do Rio Grande do Norte: Gonza Neto, Gessyka Santos, Olga Hawes, Vanessa Augusta, Paulo César, Guilherme Henrique e Felipi Faria. A mediação ficará a cargo de Welington Soares, com participação de poetas de Teresina. 
 
“A Balada Literária é um evento que possibilita às pessoas se encontrarem em torno da arte, tomar cerveja, conversarem sobre literatura, recitarem poemas, participarem de shows, teatro, etc. Nesta edição vamos ter uma boa feijoada. A programação contém conversas com escritores e escritora, feira de livros com o projeto Mala Preta, roda de samba, documentários, recitais poéticos e artes plásticas. Um universo diverso, descontraído, espontâneo. Isso tem tudo a ver com o Muafro”, declara o professor de literatura e curador da edição Auribio Farias. 
 
No domingo, das 9h as 14h, Alexandre Melo produtor cultural, diretor da Produtora Nós Pós, que já concebeu mais de 500 eventos literários em espaços culturais e em festivais nacionais e internacionais, aplica gratuitamente o “Workshop: Destravar idéias, elaborar projetos”, que tem incentivos do Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura do Recife e do Funcultura. As inscrições podem ser feitas pelo telefone e instagram do Muafro Recife. Em seguida Sidney Rocha conversa com Raimundo Carrero sobre a Luta Verbal.
 
Outros dois documentários sobre Samba de Veio, um de Amaro Filho e outro de Chico Egídio, serão exibidos no domingo a partir das 15h.  Logo depois Wilson Freire conversa com os autores. Em seguida, acontece a exibição do filme: “Miró: Preto, Pobre, Poeta e Periférico” de Wilson Freire. O encerramento será com uma roda de poesia em homenagem ao poeta Miró da Muribeca, com Marcelino Freire, Wellington de Melo, Wilson Freire, Fabianna Freire Pepeu, Wellington Soares, Cida Pedrosa, Gleisson Nascimento, Valmir Jordão, Odailta Alves e Joy Thamires, ao Som na Rural em frente ao Muafro.
 
Serviço
BALADA LITERÁRIA NO RECIFE
De 2 a 4 de dezembro
Local: Muafro/PE - Rua Mariz e Barros, 328 - Recife Antigo
Entrada gratuita 
 
SEXTA-FEIRA 02 DE DEZEMBRO
19h30: Na Bodega de Véio. 
Roda de samba comandada por Jorge Riba com a presença de Surama Rheis, Anastácia Rodrigues, Beto Rusivel, Paulo Perdigão, Hilton Oliveira.
Participação especial de Fabiana Cozza.
 
SÁBADO 03 DE DEZEMBRO
8h30: No Muafro
Exposição do Material Gráfico do Livro Mirobolante de Wilson Freire – sala 42
Café da manhã – Anastácia Rodrigues conversa com Dalva Torres (cantora, compositora, instrumentista) 
10h30: Exibição do Documentário Samba de Pernambuco de Gabriela Apolônio
Em seguida Fabianna Freire Pepeu conversa com Gabriela Apolônio e Hilton Oliveira
12h30 Almoço – Feijoada por Tabuleiro Comida Afro-brasileira
Feira de livros: Mala Preta
15h00: Marcelino Freire conversa com as poetas Ezter Liu, Flávia Gomes e Odailta Alves. Atividade realizada em parceria com a produtora Nós Pós e o Festival Palavra Cifrada
16h30: Sidney Rocha conversa com Adrienne Myrtes, Deborah Dornellas e Marta Neves
19h30: Lançamento da antologia “Os Peixes Têm Rugas”, organizada por Tatiana Carvalhedopara a editora Pousar, de Brasília(DF), e encontro de poetas do Rio Grande do Norte: Gonza Neto, Gessyka Santos, Olga Hawes, Vanessa Augusta, Paulo César, Guilherme Henrique e Felipi Faria mediação Welington Soares, com participação de poetas de Teresina.
 
DOMINGO
9h às 14h: WORKSHOP – Projeto cultural: Destravar ideias, elaborar projetos com Alexandre Melo (INSCRIÇÕES PELO TELEFONE (81) 99970-8970) VAGAS LIMITADAS 
15h: Exibição de dois documentários sobre Samba de Veio – um de Amaro Filho e outro de Chico Egídio
Em seguida, Wilson Freire conversa com Amaro Filho e Chico Egídio
16h30: Sidney Rocha conversa com Raimundo Carrero sobre a Luta Verbal
17h30: No Som na Rural, em frente ao Muafro
Exibição do filme: Miró: Preto, Pobre, Poeta e Periférico de Wilson Freire
Em seguida, encerramento com roda de poesia em homenagem a Miró da Muribeca com Marcelino Freire, Wellington de Melo, Wilson Freire, Fabianna Freire Pepeu, Wellington Soares, Cida Pedrosa, Gleisson Nascimento, Valmir Jordão, Odailta Alves e Joy Thamires.
 
ESPECIAL:
Dia 4 de dezembro, 11 horas, on-line, via Instagram da @baladaliteraria, com apresentação de Marcelino Freire.
Lançamento da série VIVÊNCIAS LITERÁRIAS, em parceria com o ITAÚ SOCIAL
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Manhã na Clube: entrevista com Rodrigo Coutinho, secretário de esportes do Recife
Manhã na Clube: entrevista com Priscila Lapa, cientista política
Manhã na Clube: entrevista com Everaldo Silva e  Ney Araújo
Grupo Diario de Pernambuco