Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Cinema da Fundação recebe o Festival de Cinema Neerlandês

Publicado em: 30/11/2022 16:50

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
O Cinema da Fundação recebe, neste mês de dezembro, o Festival de Cinema Neerlandês - evento inédito em terras tupiniquins. Com uma seleção de filmes premiados, os longas-metragens serão exibidos apenas na Sala do Derby, com entrada gratuita. O festival faz parte da 25ª Mostra Retrospectiva/Expectativa do Cinema da Fundação. 

A abertura do festival será nesta quinta-feira (1º) e terá as presenças do embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, André Driessen, e da Cônsul Honorária do Reino dos Países Baixos em Pernambuco, Annelijn van den Hoek. 

Às 19h, será exibido o filme “Black book - A espiã” (2006), do diretor Paul Verhoeven. O drama estrelado por Carice van Houten, Sebastian Koch e  Thom Hoffman, conta a história de Rachel Rosenthal, uma cantora judia que, durante uma tentativa de fuga, perde toda sua família  em um ataque alemão. Ela se apaixona pelo oficial alemão que ela deveria espionar e quando  suspeitam de um traidor dentro da resistência, ela é forçada a escolher o lado onde a sua lealdade  está.

“É uma grande honra para a Fundação Joaquim Nabuco fazer a abertura da 25ª Mostra Retrospectiva/Expectativa com o Festival de Cinema Neerlandês, que começa ser exibido primeiro no Recife para depois seguir por outras capitais brasileiras”, afirma o coordenador do Cinema da Fundação, Ernesto Barros
 
 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação

“Para além de toda a história em comum entre pernambucanos e holandeses, a cinematografia do Reino dos Países Baixos têm uma grande relevância para a história do cinema mundial. Acreditamos que o nosso público, sempre ávido por novidades, comparecerá em peso à sala do Cinema da Fundação Derby", complementa. 

No sábado (3), às 18h10, será a vez do filme I Don’t Wanna Dance (2021), dirigido por Flynn Von Kleist,  baseado nas experiências da vida real do ator principal Yfendo van  Praag. Von Kleist já fez o curta-metragem de 2017 Omdat ik Yfendo heet e o curta-metragem de  2018 Crows Nest sobre esse assunto. 

A programação deste dia  também tem o filme Nr.10 (2021), de Alex van Warmerdam, que teve seu lançamento feito em mais de cem salas de cinema na Holanda. O suspense, com sessão marcada para às 20h, mostra como  Günter, encontrado em uma floresta alemã quando tinha quatro anos de idade, cresceu em uma  família adotiva. Quatro décadas depois, ele leva uma vida normal. Ele não começa a se  perguntar sobre suas origens até que um estranho numa ponte sussurra uma única palavra em  seu ouvido. 

Para o encerramento do Festival de Cinema Neerlandês, no domingo (4), serão exibidos os filmes “The Paradise Suíte” (2015), às 17h20, e “Soof”, às 19h40, na Sala do Derby. O primeiro filme foi dirigido por Joost van Ginkel, com elenco formado por Anjela Nedyalkova, Issaka Sawadogo e Boris Isakovic%u0301, foi selecionado como representante dos Países Baixos na edição do Oscar 2016.   

O longa segue uma série de pessoas que, voluntariamente ou não, se mudam do exterior para  Amsterdã: três meninas da Bulgária, que dizem que serão modelos para uma sessão fotográfica, mas acabam na prostituição, o homem africano Yaya, que perde seu emprego e se mete em problemas financeiros, o maestro musical sueco Stig, cujo filho Lukas desaparece, a criminosa de guerra sérvia Ivica, que agora dirige um bordel no distrito de luz vermelha de Amsterdã, e Seka,  da Bósnia, que reconhece Ivica de seu passado. À medida que as histórias evoluem, elas se  fundem e estas pessoas, cada uma com origens tão diferentes, terão que contar com suas novas  amizades. 

No romance dirigido por Antoinette Beumer, a personagem principal Soof, está chegando aos 40 anos e tem tudo que sempre quis: três filhos, uma pequena empresa  de catering, um doce marido Kasper e um lindo lar. Até que ela começa a se perguntar: "Isso é tudo o que existe? 

Lembrando que os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cinema uma hora antes do início de cada sessão.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Manhã na Clube: entrevista com Rodrigo Coutinho, secretário de esportes do Recife
Manhã na Clube: entrevista com Priscila Lapa, cientista política
Manhã na Clube: entrevista com Everaldo Silva e  Ney Araújo
Grupo Diario de Pernambuco