Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 23/SET/2017


Home | AVENIDA MARQUÊS DE OLINDA


Marquês de Olinda. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

A Avenida Marquês de Olinda começa na Praça do Marco Zero e segue até a Ponte Maurício de Nassau, um das oito que ligam os bairros do centro da cidade, cuja construção foi realizada entre 1640 e 1643, durante o período holandês em Pernambuco, quando a cidade era governada pelo Conde Maurício de Nassau. É considerada a primeira grande ponte com pilares de pedra construída no Brasil. Em 1865, no entanto, foi substituída por uma ponte metálica e, em 1917, transformada na ponte de concreto que existe até os dias de hoje.

A via é uma das mais antigas do Recife, já tendo sido chamada de Rua da Ponte, Rua da Cadeia, Rua de Nossa Senhora da Conceição e, ainda, Rua da Cadeia Velha. Foi só em 1870 que passou a ser chamada por seu nome atual, em homenagem a Pedro de Araújo Lima, um dos regentes do Império de Dom Pedro II.

Marquês de Olinda. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Embora o bairro tenha sofrido profundas transformações, alguns edifícios continuam como testemunhas da história. É o caso da sede do Centro Cultural Correios, construída no início do século passado e adquirida em 1921 pelo então Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) para se tornar a sede dos Correios em Pernambuco. Hoje em dia, conta com seis salas de exposição, auditório com capacidade para 100 pessoas e, claro, uma agência postal. Uma opção cultural em uma rua que por muito tempo foi essencialmente voltado para o comércio.

SERVIÇO:
Centro Cultural Correios
Avenida Marquês de Olinda, 262, Recife Antigo
Fone: (81) 3224-5739
www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/centrosEspacosCulturais/CCC_PE
Aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
Entrada gratuita


  • Conheça as belezas do Pantanal brasileiro

  • Petrolina é a capital do Sertão de Pernambuco

  • Descubra as belezas do Litoral Sul pernambucano

  • Descubra as belezas do Litoral Norte pernambucano

  • Conheça o Centro de Artesanato de Pernambuco

  • História de Pernambuco preservada no Museu do Estado

  • Visite o Parque dois Irmãos

  • Fernando de Noronha é o Paraíso Pernambucano

  • Descubra a arte de Francisco Brennand

Saiba todos os filmes em cartaz, os shows agendados, as peças de teatro e exposições que fazem de Pernambuco um dos estados culturalmente mais ricos do Brasil. Tem opções para todos os gostos. É só se programar!

Quem experimenta as delícias da culinária regional pernambucana geralmente pede mais. Da macaxeira com charque ao bolo de rolo, a cozinha por aqui é lugar sagrado e o estado está cheio de opções de bares e restaurantes para vocês experimentar!







SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]