Notícias, Pernambuco, Vídeos, Fotos, Shows, Teatro, Cinema, Cultura, Tecnologia, Turismo, Pernambuco.cão, Gastronomia

Parasitas

PULGAS


A cadelinha Pug tem ferimentos provocados pela retirada dos carrapatos. Fotos: Maria Carolina Santos/DP/D.A Press
Por maiores que sejam os cuidados com os pets, é difícil encontrar algum animal que ainda não tenha sofrido com as pulgas. Elas, diferente dos carrapatos, são insetos que não vivem em função dos bichos, apenas se aproveitam de seu sangue como forma de alimentação. A consequência mais aparente é a famosa coceira demasiada, mas antes que os pets sofram com este mal, os donos devem tomar providências básicas em relação ao ambiente em que o animal vive. Manter a casa limpa é um dos princípios contra essa praga que, se não for tratada, pode acarretar problemas mais sérios.

Com o objetivo de evitar que os pets sejam atingidos por parasitas, os donos devem ser cautelosos na hora dos passeios. Evitar gramados, capins e moitas é uma alternativa contra o inseto. "Outros animais que passaram por lá podem ter deixado rastros não só de pulgas, mas até de outros parasitas", explica a médica veterinária Luciana Carvalho.

Nem só de coceiras vivem as pulgas. Elas podem causar a Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP) e, com isso, alguns animais podem ter queda de pelos, coceira, pele ferida e vermelhidão. "Geralmente elas se alojam na parte de trás do animal, perto do rabo", comenta. Em casos mais graves, a pulga pode transmitir um tipo de verme chamado Dipilidium. Esta verminose geralmente se apresenta nas fezes em formato de grão de arroz. As consequências são diminuição de peso, vômitos e diarreia.

Foi justamente a partir de um problema com pulgas que a estudante de administração Carla Santiago passou por um susto com sua poodle Maggie, de dois anos. "Ela começou com as coceiras e eu achei que somente com o shampoo para cães resolveria. De repente ela começou a ficar fraca e ter vômitos constantes, foi aí que o veterinário disse que ela estava com a imunidade baixa por conta do Dipilidium", conta a estudante. A recomendação é higiene.

Dicas:

Uso do frontline Spray no pet - já que as pulgas não ficam alojadas por muito tempo, o spray tem uma melhor atuação e não acumula no organismo do animal.

Para limpeza da casa utilizar produtos a base de Amitraz.

Serviço:

Amigo Bicho - Avenida Presidente Kennedy, 4360, Candeias.
(81) 3361-1579


Adicionar aos Favoritos Curta nossa página no Facebook Acompanhe-nos no Twitter Veja nossa página no Google Mais RSS
Pets perdidos Pet shops



  • SERVIÇOS
Cinema
Signos
Promoções
Trânsito
Vrum
Lugar Certo
Admite-se
Indicadores Econômicos
Área H
Clube FM
RSS
Gastrô

SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss