LEITOS

Recife abre 14 leitos pediátricos para SRAG no Hospital Maria Lucinda

Publicado em: 17/01/2022 12:09 | Atualizado em: 17/01/2022 12:28

A unidade de saúde também recebe ampliação da estrutura médica; serviço funcionará até que haja uma redução das ocorrências. (Daniel Tavares/PCR)
A unidade de saúde também recebe ampliação da estrutura médica; serviço funcionará até que haja uma redução das ocorrências. (Daniel Tavares/PCR)
A fim de reforçar o enfrentamento ao número crescente de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Capital pernambucana disponibilizou 14 leitos pediátricos no Hospital Maria Lucinda, localizado no bairro de Parnamirim. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), também haverá suporte com oxigênio em dois leitos de sala vermelha (para pacientes que aguardam transferência para Unidade de Terapia Intensiva), e ampliação Serviço de Pronto Atendimento (SPA), com adição de mais um médico plantonista.

“Aqui no Hospital Maria Lucinda estão funcionando 14 leitos novos leitos destinados à pediatria, crianças aqui do Recife. Essa é uma ação da Prefeitura do Recife que, através da Secretaria Municipal de Saúde, procurou o Hospital Maria Lucinda e a gente está custeando o funcionamento desses 14 leitos. Eles são destinados para crianças que apresentam algum problema respiratório em virtude da covid ou da influenza”, esclareceu João Campos (PSB), em visita a unidade hospitalar na manhã desta sexta-feira (14).

“A gente tem feito essa ampliação na parte de adultos também como o Hospital do Idoso, nas nossas UPCs e SPAs e agora a gente faz esse movimento focando exclusivamente nas crianças do Recife. São 14 novos leitos, todos bem equipados, estruturados, ficam aqui no Hospital Maria Lucinda. E a gente faz essa visita para garantir que está tudo dentro dos conformes e já está funcionando dentro daquilo do que a gente acredita e espera, com cuidado humanizado, atento sempre para a vida das crianças”, detalhou ele ainda.

De acordo com a Sesau, atualmente, o SPA do Hospital Maria Lucinda recebe cerca de três mil pacientes ao mês. Este número advém de demanda espontânea, termo utilizado para os que chegam à unidade para atendimento imediato, atendidos por dois médicos plantonistas. As novas vagas servem de retaguarda para os pacientes do próprio Maria Lucinda e oriundos do Hospital Pediátrico Helena Moura – também pertencente à Secretaria Municipal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.