FORTUNA

Autorretrato de Frida Kahlo pode bater recorde em leilão

Publicado em: 22/09/2021 15:49

 (Foto: AFP/Cortesia Sotheby)
Foto: AFP/Cortesia Sotheby

Um autorretrato da artista mexicana Frida Kahlo com seu marido Diego Rivera pode ser vendido por cerca de US $ 30 milhões em um leilão em Nova York, anunciou a Sotheby's nesta quarta-feira (22). Diego y yo, pintado em 1949, "está prestes a bater" o recorde atual de leilões de Kahlo de US $ 8 milhões, estabelecido em 2016, disse a casa de leilões em um comunicado.

A obra, que será a estrela do grande leilão da Sotheby's em novembro, também deve quebrar o recorde de uma pintura de um artista latino-americano. Los Rivales, uma obra de 1932 do muralista mexicano Rivera, com quem Kahlo teve uma apaixonada e tumultuada história de amor, é atualmente a mais valiosa. A Christie's a vendeu por 9,8 milhões de dólares em maio de 2018.

Diego y yo é um dos autorretratos mais emblemáticos da pintora mexicana, que se tornou ícone feminista. Na pintura, o rosto de Rivera aparece na testa de Frida, acima de suas sobrancelhas características e de seus olhos escuros, dos quais caem algumas lágrimas.  A representação de Rivera - na época próximo da atriz mexicana María Félix - como um terceiro olho simboliza o quanto atormentava seus pensamentos, dizem os especialistas em arte. 

Kahlo e Rivera se casaram duas vezes. Ela morreu aos 47 anos em 1954. Diego y yo foi vendido pela última vez na Sotheby's por US $ 1,4 milhão em 1990. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.