IMUNIZAÇÃO

Vacinação de grupos prioritários contra Covid-19 é iniciada no Recife

Publicado em: 19/01/2021 11:00 | Atualizado em: 19/01/2021 11:40

 (Fotos: Marcos Pastich/PCR
)
Fotos: Marcos Pastich/PCR
Na manhã desta terça-feira (19) equipes itinerantes da Secretaria Municipal de Saúde começaram a imunizar as pessoas dos grupos prioritários contemplados na primeira etapa do plano de vacinação do Recife. Nesta fase, o município recebeu 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal completo para 33,1 mil pessoas. Estão sendo vacinados os trabalhadores de saúde da linha de frente, idosos acima de 60 anos que vivem nas Instituições de Longa Permanência, os trabalhadores dessas instituições e pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas. Ao longo dos próximos dias, 13 equipes itinerantes seguirão um cronograma para vacinar o público-alvo.

O processo de vacinação começou cedo. Por volta das 6h, uma das equipes chegou ao Hospital Provisório Recife 1, onde atuam quase mil profissionais aptos para receberem a vacina CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. A técnica de enfermagem Maria José da Silva, de 32 anos, estava de plantão e foi a primeira a ser imunizada. Ela dedicou o momento para todos os colegas da enfermagem. “Ontem, recebi a notícia de que a vacina ia chegar hoje, e hoje recebi a notícia de que eu seria a primeira. Por tudo que a gente vive no dia a dia, no hospital, dá medo, muitas vezes, mas agora estou mais aliviada. A gente esperava há muito tempo por esse momento. A vacina é para o bem de todos, para tudo voltar ao normal”, declarou a profissional, que mora na comunidade do Detran, na Iputinga.

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a previsão é concluir a primeira etapa em até três semanas. “Pela característica do público desse primeiro momento, vamos até essas pessoas, para dar melhor acesso aos idosos e as pessoas com deficiência, e para evitar que os profissionais saiam dos postos de trabalho. É um passo importante no enfrentamento à pandemia, e é uma alegria saber que começamos a proteger nossa população, mas também é fundamental que as pessoas continuem seguindo as recomendações como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, disse a secretária.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.