Funase

Funase concluí requalificação em casa de semiliberdade

Publicado em: 30/11/2020 21:07

 (Foto: Divulgação/Funase)
Foto: Divulgação/Funase
Sete das oito Casas de Semiliberdade (Casem) em funcionamento em Pernambuco estão chegando ao fim do ano requalificadas. O trabalho de reforma foi desenvolvido de forma voluntária por funcionários com materiais doados por pessoas e instituições e também com recursos oriundos de arrecadações feitas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), instituição do Poder Executivo estadual que administra essas unidades. A entrega mais recente, feita na sexta-feira (27), foi da Casem Harmonia, que passou a funcionar no bairro da Iputinga, no Recife, e é voltada ao atendimento de adolescentes e jovens do sexo masculino.

O espaço tem vagas para até 20 socioeducandos, com quatro quartos, salas administrativas e área externa para atividades pedagógicas. Os trabalhos de reforma se concentraram na realização de pintura e outras adequações para atender a medida de semiliberdade. No prédio, que é próprio da Funase, já funcionaram outras unidades, como o Lar Santa Luzia e, até mais recentemente, o Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia, que passou a ocupar novas instalações no bairro do Bongi. Desse modo, a Casem Harmonia é a primeira da Região Metropolitana e a segunda do Estado a operar em um edifício próprio.

“Esta casa tem uma velha história. Foi uma doação que a antiga Fundac recebeu para que funcionasse o Lar Santa Luzia, destinado às meninas. No Brasil, aquela proposta de lar foi pioneira, inclusive. Depois, veio o Cenip Santa Luzia e, agora, temos a primeira Casem no Recife a funcionar em prédio próprio. É uma casa agora adaptada à Semiliberdade. Vocês que trabalham aqui ajudaram a torná-la ainda mais acolhedora”, destacou a presidente da Funase, Nadja Alencar, durante o ato de entrega da requalificação.

A solenidade, que ocorreu com número limitado de pessoas e com respeito às normas de distanciamento social, teve a participação de funcionários envolvidos com a reforma, que ocorreu em um período de queda na demanda de adolescentes atendidos no regime de semiliberdade. “Tínhamos o desafio de fazer essa requalificação após um processo de mudança de outra casa para cá. Nosso corpo de servidores teve uma colaboração fundamental nisso”, avaliou a coordenadora geral da Casem Harmonia, Simone Custódio.

Também presente ao ato, a superintendente da Política de Atendimento da Funase, Íris Borges, ressaltou que, em um ano de tantos desafios, as pessoas que atuam na instituição têm buscado saídas na união e na criatividade. “Passamos por várias Casas de Semiliberdade e temos visto como a participação dos gestores e dos funcionários tem feito a diferença para deixar esses espaços mais humanizados. Encontramos na Casem Harmonia esse ambiente acolhedor, com a marca de quem trabalha aqui”, afirmou.

Desde agosto, o empenho voluntário de funcionários e a destinação de donativos já permitiram que fossem dadas novas roupagens às Casas de Semiliberdade situadas nos bairros de Areias, da Iputinga e do Rosarinho, no Recife, e em Caruaru e Garanhuns, no Agreste do Estado. A Casem Santa Luzia, na capital, atende adolescentes do sexo feminino e também recebeu obras. “Em plena pandemia, estamos conseguindo transformar dificuldades em oportunidades. Tem sido o exercício de olhar para dentro e buscar qualificar, cada vez mais, o atendimento”, concluiu a assessora técnica de Casas de Semiliberdade da Funase, Vitória Barros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.