MÚSICA

Disco Hybrid Theory, do Linkin Park, completa 20 anos influenciando gerações

Publicado em: 20/10/2020 07:27 | Atualizado em: 20/10/2020 08:52

 (Foto: Brad Miller/Divulgação)
Foto: Brad Miller/Divulgação

Era 24 de outubro de 2000 e a banda Linkin Park se lançava no mercado fonográfico com Hybrid theory, álbum que se tornaria emblemático na história do grupo e também nos rumos do estilo pelas combinações de rock melódico a pesado passando pelo hip-hop e a música eletrônica. “A primeira coisa a se falar são os números. Foi o álbum mais vendido do século. Vendeu absurdamente para o primeiro disco de uma banda. Foi uma revolução também no sentido da sonoridade, que era mais pesada e tinha o lance do hip-hop. Ninguém tinha feito um disco inteiro que misturasse rap e rock”, afirma Nando Vieira, baixista e responsável pelos samplers da banda Linkin Live, grupo cover dos norte-americanos.

Neste ano, o disco dos californianos ganhou uma versão comemorativa dos 20 anos. O material é composto por 80 músicas, desde as versões originais do álbum até faixas demo e áudios do show Live at Docklands Arena, em Londres, realizado em 24 de março de 2001. No disco, os sucessos On step closer, Crawling, Papercut e In the end, além de raridades. A exemplo de Pictureboard, escrita na época em que o grupo ainda se chamava Xero e tinha Mark Wakefield nos vocais, e She couldn’t, uma das primeiras faixas gravadas pelos roqueiros com a voz de Chester Bennington em 1999.

Com a divulgação e a chegada da data, Hybrid theory conquistou a marca de 12 milhões de cópias vendidas, e voltou a colocar o álbum em destaque. Além de ser o primeiro do Linkin Park, o material chamou a atenção por ter tido um papel de influenciar toda uma geração, seja por conquistar uma legião de fãs com as mensagens, seja por ter mexido com as estruturas do rock no período.

O grupo cover Linkin Live, composto ainda por Marcelo Raro (voz — Chester Bennington), Ari Neto (voz — Shinoda), Toninho Coutines (bateria) e Guinnows (guitarra), sempre toca o disco inteiro nos shows. Dificilmente, a gente deixa de tocar alguma música do Hybrid. É realmente um disco histórico”, completa Vieira. O grupo está prevendo para o próximo mês uma live para comemorar os 20 anos do lançamento.

A banda se reuniu pela primeira vez desde a morte de Chester Bennington em 2017 este ano para uma live com sessão de perguntas e respostas. Atualmente, é formada por Mike Shinoda, Brad Delson, Dave Farrel, Dj Joe Hahn e Rob Bourdon e não tem previsão ainda de retorno.

Confira os clipes dos singles:







Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.