Pandemia

Augusto Coutinho presta contas de emendas destinadas à Covid-19

Publicado em: 24/09/2020 18:36

 (Deputado Augusto Coutinho destinou emendas à Covid-19. Foto: Divulgação)
Deputado Augusto Coutinho destinou emendas à Covid-19. Foto: Divulgação
O deputado federal Augusto Coutinho, em um vídeo publicado em suas redes sociais,  prestou contas das emendas que destinou para o combate à Covid-19 em Pernambuco. No total, 26 municípios do estado receberam R$ 13 milhões via emendas de autoria do parlamentar para políticas de prevenção à doença e custeio de hospitais que atendem os infectados com o novo coronavírus.
 
“As taxas de letalidade do Covid-19 são maiores entre a população de baixa renda ou com dificuldade de acesso a hospitais. Desse modo, é fundamental que a gente garanta recursos para os hospitais públicos, principalmente nas cidades mais afastadas da capital Recife. É assim que temos feito. Enquanto representante do povo, com muita responsabilidade, sem politizar a doença e fazendo, em primeiro lugar, ações são efetivas para quem precisa”, afirmou Augusto Coutinho.
 
Entre as cidades beneficiadas estão Ouricuri, Parnamirim, Cabrobó, Escada, Gameleira, Jatobá, Joaquim Nabuco, Lagoa do Carro, Petrolândia e Tacaratu. De acordo com a assessoria do deputado, o dinheiro liberado provém de emendas parlamentares que o deputado Augusto Coutinho remanejou para a saúde neste momento de pandemia.  A equipe destaca ser possível acompanhar o parlamentar no Instagram em @augustocoutinhope e pelo Facebook no link https://www.facebook.com/augusto.coutinho
 
A assessoria do deputado ressaltou também que o Sertão foi uma das regiões que mais preocupou as autoridades de saúde em Pernambuco durante a pandemia. Por conta disso, o deputado Augusto Coutinho decidiu assegurar que uma parte significativa dos recursos de emendas para o combate à Covid-19 fossem alocados nesta região. 
 
No caso de Oucuri, em agosto, os moradores do município tiveram decretado o fechamento de fronteiras e a paralisação de atividades. Isso porque houve uma significativa elevação no número de casos de doentes nesta cidade. A situação de Ouricuri é ainda mais delicada porque a cidade abriga o Hospital Regional que atende infectados com Covid-19 de diversas localidades no entorno
"Para Ouricuri eu consegui viabilizar, via estado, uma emenda de R$ 500 mil reais. Primeiramente observamos as cidades-pólo e com mais demanda de serviços em saúde, ou seja, municípios como Ouricuri precisavam estar entre as prioridades", relatou Augusto Coutinho.
 
A pandemia no Novo Coronavírus atingiu Pernambuco de maneira intensa. De acordo com números da Secretaria de Saúde de Pernambuco, entre os meses de março e agosto de 2020, o estado registrou casos em todas as cidades. No todo, houve mais de 120 mil registros de doentes, neste período. Ainda neste mesmo recorte de tempo, foram quase oito mil mortos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.