Serviço

Detran amplia funcionamento do drive-thru de entrega de documentos

Publicado em: 03/07/2020 13:35 | Atualizado em: 03/07/2020 13:35

Shopping Tacaruna é um dos locais que estão com o drive-thru do Detran. (Foto: Paulo Maciel/Detran-PE.)
Shopping Tacaruna é um dos locais que estão com o drive-thru do Detran. (Foto: Paulo Maciel/Detran-PE.)

O serviço de drive-thru do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em que a pessoa pode agendar um horário para buscar documentos, terá seu horário de funcionamento ampliado a partir da próxima segunda-feira (6). Os caminhões do órgão, instalados nos estacionamentos dos shoppings Plaza, em Casa Forte, Tacaruna, em Santo Amaro, Recife, em Boa Viagem, e Guararapes, em Jaboatão, passarão a funcionar de segunda a sexta, das 12h às 20h - antes, era de 8h ao meio-dia.
 
Nos drive-thrus do Detran-PE serão entregues, por meio da biometria, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Para ter acesso ao serviço, o interessado deve agendar um horário no site oficial do órgão - www.detran.pe.gov.br. Após isso, no dia e hora marcados, ou quando a pessoa receber uma convocação por telefone, comparece ao estacionamento de um desses shoppings de carro e passa no espaço para pegar seu documento. 

O modelo de drive-thru atende às determinações do Plano de Convivência com a Covid-19, do governo de Pernambuco.  “Estamos abrindo esses pontos de entrega do licenciamento e CNH no modelo drive-thru, onde a pessoa não vai precisar sair do veículo para pegar o documento. Aos poucos iremos aumentar o número de unidades para retornar aos atendimentos com segurança que o período exige. Lembramos que o uso de máscaras é obrigatório”, destaca o diretor de atendimento do Detran, coronel Felipe Nascimento.

Ele informa ainda que, de acordo com a resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), continuam interrompidos por tempo indeterminado os seguintes serviços abaixo:

- Validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir (PPD) vencida desde 19/02/2020;
- Registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados;
- Recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação da Carteira de Habilitação;
- Defesa de autuação (multas);
- Recursos de multas;
- Defesa processual;
- Identificação de condutor infrator (inclusive os processos em andamento);
- Expedição de Certificado de Registro de veículo (CRV/recibo ou DUT) em caso de transferência de propriedade do veículo adquirido desde 19/02/2020;
- Notificações de penalidades somente poderão ser expedidas e enviadas pelos Correios após a revogação da Deliberação 185 do Contran, que suspende por tempo indeterminado os prazos de Defesa de Autuação e Identificação de Condutor Infrator.

O prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no Detran-PE fica ampliado para 18 meses, inclusive para os processos administrativos em andamento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.