A Arte Cura

Prefeitura do Recife distribui mudas de plantas nesta sexta-feira

Publicado em: 03/06/2020 16:44 | Atualizado em: 03/06/2020 16:50

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente e levar afeto para a casa das pessoas neste período de distanciamento social, a Prefeitura do Recife realiza uma ação inédita na cidade: a entrega de 550 mudas de plantas, a maioria cultivada no viveiro do Jardim Botânico do Recife, nesta sexta-feira (5), às 7h30, nos sinais de trânsito das principais avenidas da cidade. A ação “Plantar Faz Bem” integra a quinta edição do projeto Arte Cura, fruto de uma parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer com Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Levar a natureza para dentro de casa tem se tornado um hábito frequente durante a quarentena, seja no ato de plantar sementes, restos de vegetais para criar uma horta caseira ou o simples cuidado com as plantas, regas diárias e adubação da terra. Com o intuito de incentivar o plantio e promover sensação de relaxamento e bem-estar serão entregues 400 mudas de babosa e boldinho, cultivadas no Jardim Botânico do Recife, e 150 mudas ornamentais doadas pela Sementeira Flora Fênix.

Elas estarão ornadas em tecidos reaproveitados, em alusão a um buquê, com mensagens de afeto, representando um ato simbólico ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A distribuição das mudas acontecerá a partir das 7h30, simultaneamente, na Avenida Governador Agamenon Magalhães, na altura da Praça do Derby; no cruzamento da Avenida Boa Viagem com a Rua Padre Bernardino Pessoa; na Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Amélia; e na Avenida Norte com a João de Barros.

“Queremos levar afeto e amor à casa das pessoas. Por isso, escolhemos esses pontos estratégicos, em que algumas pessoas circulam para realizar atividades essenciais”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça. A gestora ainda ressaltou que a iniciativa promove um olhar mais carinhoso para o meio ambiente.

A campanha tem a finalidade de mostrar a importância da conexão com as plantas para o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente, uma vez que elas possuem diversas finalidades, principalmente para a melhoria da qualidade de vida da população. Além de oferecer às pessoas um pouco do que o mundo tem de melhor: a natureza.

“Espero que cada cidadão dedique carinho e cuidados especiais a essas plantas. Contamos com cada um, também, para repassar a mensagem a familiares e amigos, sobre a importância da natureza nas vidas de cada um de nós”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Cada muda será entregue com um card para que o simples ato de plantar seja replicado nas redes sociais por meio da hashtag #recifedaminhajanela e marcação dos perfis @visitrecife e @recifesustentavel, ambos das secretarias envolvidas, e possa inspirar os recifenses a estabelecer uma forma de conexão com a natureza dentro do lar.

O projeto A Arte Cura já realizou diversas ações, como o Varal do Bem, com distribuição de máscaras em mercados e feiras públicas da cidade; intervenção em estátuas e bustos, com a colocação de máscaras nas obras de arte; pinturas em algumas ruas e avenidas da cidade, com mensagens de esperança e solidariedade.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.