Impactos

Museu de Auschwitz pede ajuda financeira por consequências da pandemia

Por: AFP

Publicado em: 03/06/2020 14:01 | Atualizado em: 03/06/2020 12:48

 (Foto: Joel Saget/AFP)
Foto: Joel Saget/AFP
O museu do antigo campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau, fechado desde meados de março pela pandemia de coronavírus, pediu ajuda financeira nesta quarta-feira (3). Em 2020, comemorou-se o 75º aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, símbolo de todos os campos de extermínio, onde quase metade dos 6 milhões de judeus assassinados durante o Holocausto morreu, bem como centenas de milhares de pessoas de outras origens. 

"Pedimos ajuda financeira a todos aqueles que consideram necessário preservar a memória", diz um comunicado publicado no site do museu. "O orçamento para 2020 entrou em colapso", explica o texto, apesar do "apoio privado" do ministério da Cultura polonês e da Fundação Internacional Auschwitz-Birkenau, que permite a manutenção do emprego e a manutenção dos vestígios desse antigo campo. 

No entanto, o museu não possui recursos financeiros para suas atividades educacionais, editoriais e exposições. O memorial de Auschwitz-Birkenau está fechado desde 12 de março e não poderá ser aberto até o início de julho, de acordo com seu site.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.