gestão portuária

Suape abre programa de inovação aberta para buscar soluções

Publicado em: 28/05/2020 19:53 | Atualizado em: 28/05/2020 20:09

Soluções digitais devem otimizar tempo e recursos nas atividades de gestão portuária. (Foto: Rafael Medeiros/Divulgação)
Soluções digitais devem otimizar tempo e recursos nas atividades de gestão portuária. (Foto: Rafael Medeiros/Divulgação)

O Complexo Industrial Portuário de Suape contratou o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para a implementação do programa de inovação aberta do porto, seguindo o processo de transformação digital iniciado em 2019. Através dele, startups e empresas do parque tecnológico vão identificar os desafios para buscar soluções digitais que otimizem tempo e recursos nas atividades de gestão portuária. Até 10 startups poderão ser contratadas, via encomendas tecnológicas ou por outros modelos de contratação, para trabalhar com os desafios nas esferas de sistema portuário, sensoriamento, digitalização, transparência e inteligência de Suape.

A expectativa é que as soluções de inovação sejam construídas com a participação de Suape para, depois de testadas e consolidadas, poderem ser contratadas por outros atores da atividade portuária do Brasil, como operadores portuários e empresas de navegação. A metodologia de trabalho será estruturada em quatro eixos, implementados no período de 10 meses. O levantamento dos desafios será a primeira fase do projeto, quando o NGPD vai especificar através de uma rotina de entrevistas e construção colaborativa, com colaboradores de Suape. Na segunda fase haverá a convocação de interessados, sendo startups, pesquisadores ou institutos de ciência e tecnologia, para buscar soluções aos desafios mapeados. Depois haverá a seleção das empresas e contratação. Por último, serão desenvolvidas as soluções, por meio de parceria entre Suape, Porto Digital, startups, empresas e institutos de pesquisa.

O Open Innovation Lab (OIL), programa de Inovação Aberta do Porto Digital, foi desenvolvido para que grandes companhias e instituições públicas possam se tornar um diferencial na trajetória de uma startup, gerando negócios. O Porto Digital atuará como uma interface entre Suape e as startups. "Esse trabalho em conjunto segue a metodologia de inovação aberta desenvolvida pelo Open Innovation Lab e com eficácia comprovada por instituições como o Ministério Público de Pernambuco e a Unilever. O Porto de Suape é um grande parceiro para o nosso ecossistema de inovação e esperamos grandes resultados", comentou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

A continuidade das ações é possível graças à digitalização de processos já implementados, treinamentos e internalização dos conceitos de inovação. "O distanciamento social também não será obstáculo para realização de entrevistas, discussões e estruturação desses desafios e soluções, que serão feitos remotamente, enquanto preciso. A realidade atual, na qual o funcionamento dos portos se mostra tão essencial para o abastecimento da população, só reforça a necessidade de darmos seguimento a esse processo de transformação digital e consolidação de Suape não apenas como um dos principais hubs logísticos do país, mas também um dos mais inovadores", afirmou Leonardo Cerquinho, presidente de Suape.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.