Pandemia

Covid-19: Estrutura da saúde no interior será reforçada na rede estadual

Publicado em: 29/05/2020 19:16 | Atualizado em: 29/05/2020 19:47

A unidade de Serra Talhada (foto) terá 95 leitos. (Crédito: Divulgação)
A unidade de Serra Talhada (foto) terá 95 leitos. (Crédito: Divulgação)
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está reforçando a rede exclusiva para pacientes com a Covid-19 no mês de junho. Serão entregues três hospitais de campanha, que estão sendo instalados nas cidades de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. O investimento é de R$ 4 milhões. Nas novas estruturas, estarão disponíveis 301 novos leitos. Mais 38 UTIs também serão entregues em municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Em Caruaru, serão instalados 104 leitos, sendo 76 de enfermaria, 26 semi-intensivos e dois de estabilização. A unidade de Serra Talhada terá 95 leitos, sendo 72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e um leito para estabilização. O Hospital de Campanha de Petrolina terá capacidade para 102 leitos. Desses, 74 serão de enfermaria e 26 de tratamento semi-intensivo, além de duas vagas para estabilização.

Nos próximos dias, serão entregues também 38 leitos de UTIs em Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Goiana. No estado, já foram abertos 421 leitos dedicados exclusivamente a pacientes com a Covid-19 em 13 cidades polo do interior, sendo 139 de UTIs e 282 de enfermaria. As UTIs estão distribuídas em hospitais de Palmares, Limoeiro, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

A secretária-executiva de Vigilância em Saúde do estado, Luciana Albuquerque, destacou que, em pouco mais de dois meses, o estado conseguiu abrir 1.447 leitos, sendo 635 UTIs. "Temos monitorado diariamente os dados da doença, inclusive sua entrada no interior, e atuado na vigilância dos casos e também para garantir a estrutura necessária na rede de saúde", afirmou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.