COMÉRCIO

Após Brasil se tornar epicentro da pandemia, Bolsonaro pede reabertura de shoppings

Publicado em: 28/05/2020 20:06

Ao lado do presidente da Caixa e do secretário de Pesca, Bolsonaro fez um brinde com copos de leite (Foto: Reprodução/Facebook)
Ao lado do presidente da Caixa e do secretário de Pesca, Bolsonaro fez um brinde com copos de leite (Foto: Reprodução/Facebook)
Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a retonamada da economia, incluindo o reabertura de shopping centers, que já vêm funcionando com restrições em alguns estados. 

"Eu espero que a economia volte a funcionar. Eu venho dizendo há 70 dias que temos dois problemas: a vida e o vírus, tá certo, e a questão do desemprego. Estou vendo que alguns estados estão abrindo shoppings com restrição. Teve gente que perdeu material que embolorou", lamentou Bolsonaro, ao lado do presidente da Caixa Econômia, Pedro Guimarães, e do secretário de Pesca, Jorge Seif Júnior. 

"Terrível a desgraça que fizeram dessa forma de 'fecha tudo'. Eu sempre defendi, mas não cabia a mim o isolamento vertical. As pessoas mais idosas, deixa em casa. A minha mãe está preservada, peço a Deus que nada aconteça com ela. Os mais jovens tinham que voltar a trabalhar, tinham que continuar trabalhando", completou o presidente.

As declarações do presidente acontecem no momento em que o Brasil passa a ser considerado epicentro global da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, o país contabiliza mais de 25 mil mortos pela Covid-19 e os números seguem subindo. A cada dia, o Ministério da Saúde vem registrando, em média, pelo menos mil mortos em razão da doença.

No estado de São Paulo, epicentro da epidemia no Brasil, foram registrados só nesta quinta, mais de 6.382 novos casos. Um recorde na região. Até então o pico da doença no estado havia sido há duas semanas, no dia 15 de maio, quando foram registrados 4.092 casos confirmados. 

Ignorando os números de São Paulo, o presidente ironizou a situação da Covid-19 no Rio de Janeiro. "No Rio de Janeiro caiu assustadoramente o número de óbitos de corona depois que a Polícia Federal passou por lá. Acho que a PF mata vírus", disse o presidente, referindo-se à operação Placebo, que investiga indícios de desvios de recursos públicos no estado. 

Um dos alvos da operação foi o governador Wilson Witzel (PSC), opositor ao governo Bolsonaro em relação à pandemia da Covid-19. Contrariando o presidente da República, Witzel é favor do isolamento social e fechamento do comércio e serviços considerados não essenciais para a contenção da doença.

Em determinado momento da transmissão, Bolsonaro, Guimarães e Seif brindaram com copos de leite. "Eu gosto, tomo [leite] de vez em quando, vamos ajudar aí o consumo de leite no Brasil. Não vamos consumir refrigerante, não", afirmou o presidente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.