CORONAVÍRUS

Profissionais da Fiocruz PE e UFPE se capacitam para testagem do coronavírus

Publicado em: 07/04/2020 16:22 | Atualizado em: 07/04/2020 16:53

Durante o treinamento, amostras de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) foram coletadas de todos os participantes e em seguida, serão testadas para o coronavírus. (Foto: SAJJAD HUSSAIN / AFP)
Durante o treinamento, amostras de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) foram coletadas de todos os participantes e em seguida, serão testadas para o coronavírus. (Foto: SAJJAD HUSSAIN / AFP)
A Fiocruz Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) treinaram 16 profissionais para realizar testes de identificação do novo coronavírus. A formação foi realizada nesta terça-feira (07), nos laboratórios Escola e NB3 da Fiocruz PE, com capacitação firmada pelo técnico do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) Jurandy Magalhães - que é também aluno do doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde da instituição. O objetivo é orientar os profissionais, que estarão na linha de frente desses testes, sobre procedimentos que vão desde o cuidado no recebimento das amostras dos pacientes até a extração do RNA do vírus e a realização da reação em cadeia da polimerase (PCR) para o diagnóstico molecular.
 
Durante o treinamento, amostras de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) foram coletadas de todos os participantes e em seguida, serão testadas para o coronavírus. Trata-se de um procedimento relacionado à segurança e qualidade dos resultados, que será repetido semanalmente com os técnicos envolvidos nesse trabalhos, para não haver risco de contaminação.
 
As duas equipes darão um reforço ao trabalho que hoje é desenvolvido pelo Lacen, com foco nos testes diagnósticos dos profissionais de saúde e das forças de segurança do estado. Os profissionais vão atuar, respectivamente, no laboratório NB3 da Fiocruz PE e no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (NUPIT-SG) da UFPE.
 
A vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referências da Fiocruz PE, Constância Ayres, faz um agradecimento a todos que estão envolvidos nessa força tarefa para ampliar a realização dos testes. "A Fiocruz agradece o empenho dessas pessoas que se voluntariaram, num ato de coragem, para realizar esse trabalho em benefício da comunidade. Reconhecemos a importância dessa dedicação e comprometimento que todos estão demonstrando", declarou.
 
Capacidade instalada
A Fiocruz PE tem capacidade instalada para processar 4.800 exames por semana, com quatro equipamentos para a realização de exames de RT PCR em tempo real. A instituição possui ainda um quinto equipamento, que foi cedido para uso do Lacen, desde o início da emergência com o coronavírus, para reforçar a realização dos testes. O tempo previsto para obter o resultado de cada exame é de 4 a 5 horas.
 
A Fundação Oswaldo Cruz está enviando para o estado quatro mil testes produzidos em Biomanguinhos, que serão recebidos nos próximos dias. Além disso, a unidade pernambucana já desenvolveu um teste próprio (in house), sob a coordenação do pesquisador Lindomar Pena e também está efetuando a compra de insumos para atender à demanda futura pelo aumento previsto dos casos. Esse teste "caseiro" irá se somar aos testes entregues pelo Ministério da Saúde.%u200B
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.