Garantias

Estado vai prestar esclarecimentos à Justiça Federal sobre situação dos profissionais de saúde

Publicado em: 09/04/2020 22:29 | Atualizado em: 10/04/2020 00:13

 (Foto: Miva Filho/Secretaria de Saúde de PE)
Foto: Miva Filho/Secretaria de Saúde de PE
Durante coletiva desta quinta-feira (9), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que o estado já está tomando as medidas necessárias para proteger os profissionais da rede estadual de saúde e que deve responder à Justiça Federal no prazo dado. Nesta quarta-feira (8), o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) moveu uma Ação Civil Pública contra o Governo de Pernambuco, pedindo mais cuidado com a categoria durante esta pandemia. A ação foi movida após o óbito de duas técnicas de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas com confirmação para a Covid-19. A juíza Nilcéa Maggi, que recebeu o processo, deu um prazo de 72 horas para o Governo do Estado prestar esclarecimentos. 

"Nós vamos responder dentro do prazo e fazemos os esclarecimentos à Justiça. Nós temos o compromisso com a testagem dos profissionais de saúde e o afastamento no tempo certo para que possamos garantir a força de trabalho necessária no enfrentamento à pandemia. É importante que se priorize a testagem dos profissionais para afastá-los o mais precocemente possível para preservar a cadeia de saúde. Nós precisamos cuidar da segurança dos profissionais até porque grande parte deles transitam em diversos unidades de saúde, tanto da rede estadual, quanto municipal e privada. E uma pessoa doente representa também um desfalque na escala", disse André Longo. 

O secretário de Saúde garantiu ainda que os profissionais com mais de 60 anos serão colocados para trabalhos remotos. Já os que têm idades entre 60 a 70 anos estão sendo substituídos e deixados na linha de retargua dos serviços sem que seja prejudicado o atendimento da população. Até agora, 130 profissionais de saúde foram diagnosticados com a Covid-19 em Pernambuco. "Mais de 1,2 milhão de EPIs foram entregues esta semana para reforçar a segurança dos profissionais", afirmou Longo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.