ÓBITOS

Entenda como funciona a confirmação de casos da Covid-19 em Pernambuco

Publicado em: 28/03/2020 14:25

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Com o avanço do novo coronavírus em Pernambuco, nesta semana, atestados de óbitos com descrição de possível causa sendo a Covid-19 viralizaram na internet. Com isso, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) esclarece como os casos são contabilizados, reafirmando que, diariamente, está repassando as informações da Covid-19 para toda a população, com a finalidade de manter a transparência da informação. 

ENTENDA COMO FUNCIONA A NOTIFICAÇÃO
O atestado de óbito é um documento que precisa conter a causa da morte. Ao ter a confirmação da morte pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) - sintoma da Civd-19 como também da influenza -, é iniciada uma investigação para saber se a causa da Srag foi de origem viral ou bacteriana. Para isso, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, é coletado o material para análise. 

RESULTADOS 
Até o momento, a SES foi notificada para casos suspeitos de Covid-19 em pacientes com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo apenas cinco óbitos com resultado laboratorial positivo para o novo coronavírus, sete ótibos investigados positivaram para influenza tipo A, três óbitos para influenza B, 17 foram negativos para influenza e para Covid-19. Contudo, apesar de 13 casos terem dado negativo para Covid-19, ainda estão emprocesso de análise laboratorial para influenza. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.