Coronavírus

Animais de rua também precisam de ajuda durante a pandemia

Publicado em: 31/03/2020 14:24

 (Foto: Bruna Costa/DP)
Foto: Bruna Costa/DP
Os animais de rua representam o outro lado de uma pandemia que não atinge somente os seres humanos. Com as ruas vazias e sem o comércio aberto, cães e gatos estão ainda mais abandonados à própria sorte. Diante do agravamento da situação, voluntários da causa animal estão mobilizados para arrecadar alimentos e distribuir. Há várias formas de contribuir.

A veterinária Alessandra Melo dá algumas dicas para quem optar por fazer a boa ação por conta própria. Primeiro, diz ela, é importante procurar um lugar próximo de casa para ajudar aos bichos sem se expor tanto ao coronavírus. Assim a ação é mais rápida. Um exemplo são mercados públicos do bairro.

Outra dica é saber se há pessoas com muitos animais em casa, na vizinhança, e oferecer ajuda com a doação de ração. “Há muitos idosos nessas condições”, destaca Alessandra. Se for para a rua, não se aproxime dos animais para fazer carinho e passe no máximo dez minutos no local. Se houver aglomeração, escolha outro horário para voltar. Vá sempre acompanhado.

Uma ideia é improvisar sacolinhas de plástico com rações para distribuir para cada animal, seja ele cão ou gato. “Quando vejo que um cão não gosta da ração, misturo com carne moída ou fígado”, ensina a veterinária. Também é importante não esquecer de levar água para os bichinhos. Importante também levar sempre o álcool em gel para higienizar as mãos.

Alessandra tem passado sempre em pontos críticos para ajudar. Um exemplo são as imediações do Mercado de Água Fria ou do campo do Santa Cruz. “No mercado havia muitos bebês. Conseguimos medicar alguns, além de adoção para outros. Alguns estavam muito doentes e não resistiram.” Quem quiser ajudar, pode procurar Alessandra nos números:  99796.2548, 99677.2375 ou no instagram no @animaniavet.

A organização sem fins lucrativos MRSC-Recife também se dedica a ajudar aos cães e seus tutores em situação de rua. No instagram @mrsc, eles divulgam um contato telefônico e ações, como a campanha Salve um anjo. A ideia é chamar as pessoas para colocarem água e comida do lado de fora de suas casas. “Um gesto simples salva vidas!” é o mote da iniciativa.

Goretti Queiroz, vereadora do Recife e ativista da causa animal há mais de dez anos, lançou um mutirão de arrecadação de ração para doar. Quem quiser participar, ela sugere comprar em duas empresas parceiras (Pet Recife e Pet  Bicho de Estimação), pois estão fazendo preços mais em conta.

Empresas parceiras, diz Goretti, também já ajudaram na confecção de bebedouros e comedouros, que devem ser colocados em pontos críticos da capital, a exemplo do Bairro do Recife, ao longo da semana. A campanha Separados pela Covid-19. Juntos pelos animais pode ser acompanhada no instagram de Goretti: @gorettiqueiroz.


 


TAGS: ajuda | pandemia | rua | animais |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.