24H DE VIGILÂNCIA

Sessenta blitze devem garantir a segurança no carnaval

Publicado em: 19/02/2020 14:36

 (Foto: Miva Filho/SES-PE)
Foto: Miva Filho/SES-PE
Durante o carnaval de 2020 a Operação Lei Seca atuará com 60 blitze em Olinda, Recife, no interior de Pernambuco e nas praias dos litorais Norte e Sul. As fiscalizações acontecerão desde a abertura da Folia de Momo, na quinta-feira (20) em Olinda e na sexta-feira (21) em Recife, até a quarta-feira de Cinzas (26). No Galo da Madrugada, realizado no Sábado de Zé Pereira, a ação durará 24h, das 6h da manhã do dia 22 até as 6h da manhã do domingo (23). 

“O diferencial neste ano é a nossa presença em todos os turnos: manhã, tarde, noite e madrugada” afirma o coordenador executivo da Operação Lei Seca, major Felipe Gondim. “Nós também teremos o apoio de motos para garantir a segurança. Os pilotos estarão atentos àqueles motoristas que insistirem em furar as blitzes, que tentam fugir. Nossa intenção é retirar o condutor que usou álcool das ruas, pessoa que coloca em risco sua vida e as dos outros condutores.” 

As equipes de profissionais que comandarão as blitze são formadas por três agentes da Secretaria Estadual de Saúde, quatro do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e quatro da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), além de um motorista para a van e outro para o guincho.  

Para chamar atenção para a importância da prudência no trânsito, a Operação Lei Seca também contará com quatro equipes educativas, que nasceram de uma parceria com o Detran-PE. Elas serão responsáveis pela distribuição de peças informativas (confeccionadas pela Secretaria da Saúde), leques que alertam para acidentes, preservativos e testes de alcoolemia com caráter preventivo.  

Pessoas que sofreram acidentes no trânsito e agora precisam usar muletas ou cadeira de rodas, além dos que causaram desastres após misturar álcool e direção, também se juntaram a equipe. A intenção é que o exemplo deles ajude os motoristas a enxergar a responsabilidade que é guiar um veículo.  

Os grupos educativos deverão passar na abertura do carnaval de Olinda (20) e Recife (21), Galo da Madrugada (22) e festa dos Papangus (23), Praça do Carmo, em Olinda, entre os dias 23 e 25, e no Expresso Folia do Shopping Tacaruna (24). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.