Saúde

Passageiros e tripulantes de voo onde estava caso suspeito de coronavírus serão procurados pela secretaria de saúde

Publicado em: 26/02/2020 16:36 | Atualizado em: 26/02/2020 16:46

 (Foto: NELSON ALMEIDA/AFP)
Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a lista de passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo de um homem de 59 anos, considerado o primeiro caso suspeito de coronavírus na Paraíba. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) afirmou que foi informada, nesta quarta-feira (26), sobre o caso do paciente suspeito no estado vizinho. 

A solicitação se faz necessária porque o homem, com histórico de viagem à Itália entre 14 e 23/02, chegou ao Brasil na segunda-feira (24), em voo internacional que tinha como destino o Recife. Ainda durante a viagem o homem, que reside em João Pessoa, apresentou sintomas como tosse, febre e coriza. A meta é contactar passageiros e tripulantes do mesmo voo para iniciar, em parceria com os municípios, a contactá-los para recomendações sobre a adoção de medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória. A SES-PE também orientou que, caso alguma dessas pessoas tenha sintomas suspeitos, que ela contacte imediatamente um serviço de saúde. 
 
"Em relação a esse caso da Paraíba, a notificação não aconteceu no momento o desembarque. Ela se deu após a chegada do passageiro à Paraíba. Estamos em contato com a Anvisa para resgatar informações de pessoas que estavam nesse voo, para que ela busque os cadastros das companhias aéreas. A Anvisa fará uma busca retrospectiva e, uma vez fornecidas as listas, ela passará para os municípios as informações para o monitoramento", afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.