PARCERIA

Governo de Pernambuco investirá R$ 15 mi no Armazém da Criatividade

Publicado em: 18/02/2020 14:02 | Atualizado em: 18/02/2020 17:27

 (Foto: Nando Chiappetta/DP)
Foto: Nando Chiappetta/DP

Com o objetivo de impulsionar a economia do Agreste, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) planeja investir cerca de R$ 15 milhões no Armazém da Criatividade, em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital. Em 2015 foi inaugurado o Armazém, a iniciativa fazia parte do projeto de expansão do parque tecnológico. O contrato firmado entre SECTI e o Porto Digital prevê a realização de diversas ações de suporte ao setor produtivo pelos próximos quatro anos.

Para estabelecer a nova configuração do Armazém da Criatividade, o secretário Aluísio Lessa, na manhã desta terça-feira (18), se reuniu com a sua equipe técnica, a secretária executiva da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Maíra Fisher, e o diretor de inovação e competitividade do Porto Digital, Heraldo Ramos.

“A tecnologia e a inovação são indispensáveis para o desenvolvimento. Construir essa ponte é o papel da política pública de ciência, tecnologia e inovação que estamos aplicando em Pernambuco. O Porto Digital dispensa apresentações e reúne a expertise necessária para fazer do Armazém da Criatividade o vetor do crescimento da economia do Agreste. Com o equipamento alinhado às demandas da cadeia produtiva, muito em breve o impacto positivo será sentido na região”, detalhou Aluísio Lessa.

O Porto Digital terá como metas a modelagem para implantação de novos ambientes promotores da inovação; o fomento à cultura empreendedora e geração de modelos de negócios early-stage qualificados; o fomento ao empreendedorismo e inserção profissional com foco em equidade de gênero; a incubação de empresas no Armazém da Criatividade; o Programa de Inovação Aberta no Armazém da Criatividade; Radar de Fomento à Inovação no Agreste; e o fortalecimento do uso da Infraestrutura.

O Armazém atuará em conexão com a Câmara Setorial Têxtil e de Confecção, criada em 2019 pela SDEC e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). A câmara é composta por representantes da governança local, que discutem atividades e soluções para elevar a competitividade da região.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.