Recife

Fundaj lança edital de ensaios nos 40 anos do Museu Homem do Nordeste

Publicado em: 27/02/2020 15:25

 (Foto: Teresa Maia/DP)
Foto: Teresa Maia/DP
A Fundação Joaquim Nabuco divulgou, nesta quinta-feira (27), o Edital do Concurso de Ensaios Aécio de Oliveira, lançado em comemoração aos 40 anos do Museu do Homem do Nordeste (Muhne). A publicação foi feita no  Diário Oficial da União. A realização do processo seletivo será em âmbito nacional de seis ensaios, resultantes de pesquisa inédita e original, que abordem sobre o Muhne e suas ações em uma ou mais áreas de atuação, tais como: acervo, exposições e atividades educativas e culturais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 1º de junho de 2020. Independente do nível de formação profissional, experiência acadêmica e âmbito de ação, o Concurso é destinado para pessoas físicas autoras dos trabalhos, exceto servidores e terceirizados da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Confira o edital aqui e a ficha de inscrição aqui.

Os ensaios deverão ser inscritos, obrigatoriamente, a partir das seguintes linhas temáticas: Olhares sobre a Coleção; História e Memória Institucional; Ações museológicas do Muhne e os discursos sobre a Região Nordeste. Cada concorrente só tem direito de registrar um projeto. É importante ter atenção para as regras de submissão dos artigos especificadas no edital, disponível ao fim da página.

"O objetivo do edital é abrir portas para a sociedade debater, refletir e propor ideias a respeito do Muhne. É importante ouvir outras experiências que agreguem conhecimento e novas perspectivas. Temos acervo e arquivos ricos, que guardam memórias de diversas instituições museológicas", declarou Silvia Paes Barreto, servidora da Fundaj e integrante da equipe do Muhne.

"Na linha temática Olhares sobre a Coleção espera-se que os ensaios versem sobre o acervo e busquem interrogá-lo a partir de temas e perspectivas da atualidade. Já na linha História e Memória Institucional, os ensaios poderão abordar os seguintes pontos: o Muhne e o contexto histórico de sua criação, as ações museológicas realizadas pela Fundaj desde a sua criação (1949); análises sobre a formação e o desenvolvimento do acervo museológico da instituições; abordagens sobre a atuação de gestores e profissionais em exercício no Muhne. Por fim, a linha Ações museológicas do Muhne e os discursos sobre a Região Nordeste aguarda-se que os ensaios reflitam sobre as implicações e rebatimentos entre ações museológicas do Muhne e os discursos sobre a Região Nordeste", detalha a socióloga Silvia Paes Barreto.

A escolha dos ensaios será realizada pela Comissão Julgadora, composta por seis profissionais e um secretário/a. Os seis primeiros trabalhos considerados vencedores do Concurso receberão um prêmio individual no valor de dez mil reais. A lista dos ensaios premiados será publicada no Diário Oficial da União. 

Aécio de Oliveira (1938-2012)
Pernambucano do Recife, o museólogo foi o primeiro técnico brasileiro da especialidade existente na Capital pernambucana. Foi também o primeiro diretor do Museu do Homem do Nordeste, inaugurado em 1979, ainda pelo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), atual Fundação Joaquim Nabuco. Ele ocupou a função até maio de 1986. Referência no campo da museologia, Aécio de Oliveira é homenageado pelo Muhne.

SERVIÇO
Concurso de Ensaios Aécio de Oliveira
Limite de inscrição: 1º de junho de 2020
Telefone para contato: 3073-6227 e 3073-6232
Inscrições gratuitas
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.