Início da Quaresma

Dom Fernando Saburido celebra Missa de Cinzas no Hospital da Restauração

Publicado em: 26/02/2020 17:15 | Atualizado em: 26/02/2020 18:21

 (Foto: Tarciso Augusto / DP)
Foto: Tarciso Augusto / DP
Na tarde desta quarta-feiras (26), o arcebispo de olinda e Recife, Dom Fernando Saburido celebrou a Missa de Cinzas no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. A celebração marcou também, para os fiéis católicos, o início do período de Quaresma, que traz para a Campanha da Fraternidade 2020 o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, inspirando-se na figura de Santa Dulce dos Pobres, a santa baiana que doou sua vida pelos enfermos pobres e marginalizados.

Após a celebração, o bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio visitou duas alas do Hospital da Restauração para ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos aos pacientes da unidade. 
O local escolhido para o lançamento da Campanha da Fraternidade e a celebração de Cinzas foi o Hospital da Restauração pelo simbolismo da unidade de saúde para todos os pernambucanos. 

Convergem para o HR pacientes da capital e do interior do Estado, de todas as classes sociais, pois ser atendido lá faz toda a diferença para quem está lutando entre a vida e a morte. Maior hospital público do Nordeste, “a Restauração”, como é chamado, é referência em emergência médica e salvamento, notadamente nas áreas de neurologia, queimaduras, traumatologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia. Ou seja, o HR contribui para o salvamento de muitas vidas. E lutar em favor da vida foi o legado da Santa Dulce dos pobres, figura inspiradora da Campanha da Fraternidade de 2020.


A Missa de Cinzas marca começo da Quaresma. O carnaval chega ao fim e, com ele, inicia-se a Quaresma para os católicos, período de 40 dias de preparação que antecede a Páscoa do Senhor. A Quaresma é um tempo de penitência, oração e jejum. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e voltar para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as cabeças dois fiéis lembram a fragilidade humana. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.