CARNAVAL

Desfile na Espanha com nazistas e vítimas do Holocausto causa indignação

Por: AFP

Publicado em: 26/02/2020 14:28

 (Foto: Reprodução / Youtube
)
Foto: Reprodução / Youtube
Um desfile de carnaval com pessoas fantasiadas de nazistas e de vítimas do Holocausto, em um povoado da Espanha, causou indignação das autoridades israelenses e da chanceler espanhola, que viram no episódio uma "banalização" do genocídio.

A polêmica aconteceu em Campo de Criptana, uma localidade de 13.000 habitantes na região de La Mancha, no centro do país.

Em um desfile realizado na segunda-feira, homens fantasiados de nazistas dançam nas ruas com armas de brinquedo e ao som de música disco.

Perto deles, desfilou um outro grupo de mulheres, com bandeiras israelenses e com roupas listradas de branco e azul, parecidas com os uniformes usados pelos prisioneiros dos campos de concentração. Durante a Segunda Guerra Mundial, o nazismo assassinou cerca de seis milhões de judeus.

Em outra parte do desfile, uma mulher dançava em um carro alegórico, com dois dobermanns e duas chaminés, em alusão os fornos crematórios usados nos campos.

"Horrorizada com o desfile de Carnaval no Campo de Criptana. Rejeito inequivocamente qualquer banalização do Holocausto", tuitou hoje a ministra espanhola das Relações Exteriores, Arancha González Laya.

Ontem à noite, a embaixadora de Israel na Espanha, Rodica Radian-Gordon, manifestou sua "repulsa e total rejeição à infame banalização do Holocausto que aconteceu no Carnaval de Campo de Criptana".

"É uma afronta à memória das vítimas do Shoah e uma intolerável manifestação de antissemitismo", acrescentou.

Em um comunicado, a prefeitura de Campo de Criptana pediu desculpas pela apresentação, produzida por uma associação cultural da província de Cuenca.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.