Carnaval 2020

Bombeiros, Samu e Celpe divulgam estratégias e dicas para o carnaval

Publicado em: 19/02/2020 12:15 | Atualizado em: 19/02/2020 13:15

 (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.

Os serviços de socorro terão reforço de equipes durante o período de carnaval. Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ainda a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) adiantaram algumas das estratégias que serão utilizadas durante os dias de momo, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (19).

No carnaval desse ano, o Samu fará rondas com motos nos polos que atraem o maior número de pessoas. Ao todo, serão 1.144 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos que estarão trabalhando de quinta (20) até quarta (26). A assistência conta com 36 motos, 29 Unidades de Suporte Básico (USB), 2 veículos de intervenção rápida, 4 Unidades de Suporte Operacional, 1 helicóptero, 5 Unidades de Suporte Avançado. O Samu ainda inaugura no carnaval o primeiro veículo de suporte a acidentes com múltiplas vítimas. A exemplo da colisão entre dois trens, ocorrida nesta terça-feira (18), que deixou mais de 30 pessoas feridas, veículo dará suporte às equipes de atendimento e aos pacientes, com maior quantidade de equipamentos. A ambulância ficará na Casa da Cultura, no bairro de São José.

"Em virtude do aumento de acidentes, Recife por ser uma cidade muito grande, que há risco de grandes incidentes, vimos a necessidade de ter essa ambulância em apoio com o Centro de Respostas de Desastres do Corpo de Bombeiros. Ela é um complemento, leva mais materiais de socorro, suprimentos, então ajuda no atendimento. No dia do acidente de metrô ainda não estávamos utilizando, então foi preciso deslocar um número maior de ambulâncias. Ainda se ocorrer uma queda de barreira, por exemplo, ou algum acidente mais prolongado que exija buscas, esse veículo também apoia tanto no socorro, como as equipes de apoio", comenta o coordenador geral do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes.

O SAMU terá cinco postos avançados de saúde no bairro do Recife para dar suporte aos atendimentos médicos necessários durante o Galo da Madrugada, e os shows do Marco Zero e outros polos descentralizados. Os postos estão localizados na Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Pátio do Carmo, Praça da Independência e Rua do Sol. Os postos funcionarão das 19h à 1h, exceto no sábado (21), que abre às 7h e encerra às 19h para atender às demandas do Galo. Além desses pontos, um posto ficará de prontidão na Avenida Alfredo Lisboa e ambulâncias na Avenida Marquês de Olinda para dar atendimento às ocorrências e possíveis transferências para hospitais.

De acordo com o coordenador, os tipos de acidentes mais comuns durante os quatro dias da folia de momo são abuso de álcool, acidentes provocados pela combinação arriscada de bebida e direção, além de mal estar provocado pela alta da temperatura. "Estamos preocupados com a questão do clima porque na nossa cidade o calor está intenso, então é recomendável se hidratar bem, fazer alimentação boa antes de ir para a folia porque desejamos que não aconteça nada de errado", alerta Gomes.

A expectativa é de que 8,5 milhões de pessoas circulem pelos focos carnavalescos nesse ano. Mas além de atuar nos municípios mais procurados nessa época do ano, como Recife, Olinda, Bezerros e Pesqueira, o Corpo de Bombeiros também deve reforçar a vigilância nas praias pernambucanas. "O esquema de segurança envolve mais de 5 mil bombeiros destacados para trabalhar em todo o estado para poder atender emergências nos polos, ocorrências nas praias, incêndios, salvamentos e atendimentos pré-hospitalar alinhados com o Samu para dar segurança ao folião. Somente para o Galo da Madrugada terão 950 bombeiros destinados para diversos serviços", detalha o chefe de planejamento operacional dos Bombeiros, Tenente Coronel Erick Aprígio.

Já para evitar acidentes provocados por contato com a rede elétrica, a Celpe está investindo R$ 8 milhões em serviços e manutenção e ampliação da distribuição de energia. Cerca de 30 quilômetros de redes de distribuição foram substituídas e subestação de Olinda recebeu um transformador de 26 MVA de potência para atender ao Centro Histórico da Cidade Alta. De forma preventiva, ainda foram realizadas 2 mil podas de árvores e 100 ligações irregulares foram removidas em todo o estado. Para o Galo da Madrugada, 72 profissionais estarão distribuídos por todo o trajeto por onde o bloco passa. Ao todo, serão 800 engenheiros, técnicos e eletricistas envolvidos durante os quatro dias, 300 de prontidão no monitoramento de todo o sistema elétrico por 24h. Mais de 200 bandeiras com aviso de alta tensão foram colocados para alertar quem passa nos trios elétricos.

"Nosso principal pilar é garantir a segurança e acreditamos que através da educação e do combate à ligação clandestina, manteremos a tranquilidade nesse período. Tanto nos polos de folia na Região Metropolitana e no interior, assim como nas praias. A gente assegura que o fornecimento de energia vai estar robusto para toda a sociedade. Em caso de problema, o cliente pode ligar para o 116", alerta o superintendente técnico da Celpe, Carlos Eduardo Soares.

Entre as dicas de segurança estão não lançar confere e serpentina, nem outros materiais nos fios elétricos e evitar subir em postes. "Alguns desses objetos são metálicos e podem chegar em uma altura de até oito metros, interagir com a rede e transmitir energia. Lembrando que risco de manter uma ligação desse tipo é a falta de condições técnicas adequadas e profissional não habilitado. Colocando em risco não só que executa a ligação, como quem está no entorno. Além disso, o furto de energia é crime", comenta Carlos Eduardo Soares.

POSTOS MÉDICOS

Horário de funcionamento: das 19h à 1h
Horário de funcionamento durante o Galo da Madrugada: 7h às 19h
Cada posto terá uma dupla de equipes nas motos.

- Praça Sérgio Loreto;
- Avenida Dantas Barreto;
- Pátio do Carmo;
- Praça da Independência;
- Rua do Sol.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.