Saúde

Bloco carnavalesco educativo do Hospital das Clínicas desfila nesta quarta

Publicado em: 18/02/2020 16:03 | Atualizado em: 18/02/2020 15:57

A ação acontece a partir das 8h na Portaria 1 do HC. (Foto: Julio Jacobina/Arquivo DP)
A ação acontece a partir das 8h na Portaria 1 do HC. (Foto: Julio Jacobina/Arquivo DP)
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, nesta quarta-feira (19), pelo terceiro ano, o bloco carnavalesco educativo Quem não virou...Virará. A agremiação tem o objetivo de estimular os profissionais de saúde a prevenir as lesões por pressão nos pacientes internados no HC. A ação acontece a partir das 8h, na Portaria 1 do HC e conta com a parceria da UTI Neonatal.

A chefe da UTI Adulto do HC, Michele Godoy, explicou que os pacientes que estão acamados, restritos ao leito e com dificuldades de movimentação, muitas vezes podem desenvolver lesões por pressão - conhecidas como escaras - por permanecerem na mesma posição. "Para evitar esse tipo de lesão, é importante que o profissional de saúde promova a mudança de posição sistematicamente. Essas lesões podem levar a formação de feridas e infecções", afirmou.

Para estimular os colaboradores, a equipe da UTI criou quatro frevos com letras que falam sobre a importância de modificar a posição do paciente. “Há um engajamento de todos os profissionais nesta ação. Todos têm consciência da importância da mudança, e os frevos falam sobre isso”, disse Michele. A concentração do bloco será, às 7h30, na UTI, onde haverá café da manhã e distribuição de camisetas. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.