Religião

Primeiro dia de aniversário da Obra de Maria tem presença de enviado do Papa Francisco

Publicado em: 17/01/2020 21:41 | Atualizado em: 17/01/2020 21:46

A celebração começou nesta sexta-feira (17) à noite, com a presença de um cardeal enviado oficial do Papa Francisco. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto)
A celebração começou nesta sexta-feira (17) à noite, com a presença de um cardeal enviado oficial do Papa Francisco. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto)

O fim de semana será de reverência à fé católica em Pernambuco. Uma série de shows serão realizados, nestes sábado (18) e domingo (19), para celebrar os 30 anos da comunidade Obra de Maria. A instituição, que nasceu em Pernambuco e está presente em 34 países, expandiu a festa de aniversário que realiza todos os anos, incluiu atrações culturais e espera mais de 85 mil pessoas na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A celebração começou nesta sexta-feira (17) à noite, com a presença de um cardeal enviado oficial do Papa Francisco.

No sábado (18), os shows começam às 14h, com a Orquestra Criança Cidadã. Em seguida, haverá apresentações de Dunga, Adriana Arydes, padre João Carlos, Elba Ramalho, Tony Allysson, Luan Santana, padre Fábio de Melo e irmã Ana Paula. No domingo (19), os shows começam às 13h, com os artistas da Obra de Maria. Em seguida, haverá apresentações de Antônio Alves, Eros Biondini, Colo de Deus, padre Nilson Nunes, Thiago Brado, padre Damião Silva e Bruno e Marrone. Às 19h, as comemorações serão encerradas em uma missa presidida pelo padre Marcelo Rossi.

"É um momento de celebrar tudo o que Deus fez ao longo dessas décadas na comunidade, que nasceu no Recife e hoje está em vários países do mundo, com 3 mil membros e forte influência em vários continentes. Esse é um evento para quem é da comunidade, mas principalmente para quem é de fora conhecer o trabalho que realizamos", explicou o integrante consagrado da Obra de Maria Elielson Lima. Segundo ele, neste ano, a comunidade optou por incluir na programação nomes da música nacional que não pertencem ao circuito religioso. "Também aumentamos de um para três dias o tamanho da festa", disse Elielson. 

Nesta sexta-feira, ocorreu uma missa presidida pelo cardeal Kevin Farrel, emissário do Vaticano que veio a Pernambuco, de forma inédita, representando o papa Francisco. " Ele tem uma função de ministro de estado para a vida consagrada", explicou Elielson. Participaram da celebração mais de 60 bispos, entre representantes do estado de Pernambuco, de outros estados brasileiros e do mundo.

A enfermeira Elizângela Monteiro, 34 anos, e o analista  Paulo Henrique Silva, 33, escolheram a festa da Obra de Maria para celebrar o aniversário a filha Maria Eduarda Silva, que completará 10 anos no domingo. "Conheci a festa há quatro anos, por uma amiga. Meu pai havia falecido e decidi participar. Nunca mais deixamos de vir. É um momento de muita alegria", explicou a enfermeira.

Já o casal Valdirene Santos, 30, e Robson Moreira, 28, estavam de passagem pelo Recife e foram ao primeiro dia de comemorações. "Somos de São Paulo e estamos aqui a trabalho. Como somos católicos e descobrimos que ia acontecer a festa, achamos interessante a programação  e percebemos que seria uma oportunidade de conhecer mais da comunidade", contou Robson.

Esquema de trânsito
Um esquema de mobilidade foi montado para os dias de evento. Com saída da estação de metrô Cosme e Damião, a linha 047 Cosme e Damião/Arena levará os passageiros até o local dos shows. As pulseiras de acesso serão comercializadas no local por R$ 3,45. Especificamente no sábado (18) e no domingo (19), será ativada a linha especial 058 - Expresso Arena, partindo da Praça do Derby. A passagem desse ônibus, equipado com ar-condicionado, custa R$ 15 e garante a ida e a volta. A operação, no TI Cosme e Damião e na Praça do Derby, tem início às 9h. Um ponto de táxi também foi montado para o desembarque dos fiéis nas proximidades da Arena.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.