Crime

Secretário que mudou transporte público de Petrolina sofre atentado

Publicado em: 11/12/2019 21:54 | Atualizado em: 11/12/2019 22:17

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, convocou coletiva para falar sobre o atentado nesta quarta (11). (Foto: Alexandre Justino/Prefeitura de Petrolina.)
O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, convocou coletiva para falar sobre o atentado nesta quarta (11). (Foto: Alexandre Justino/Prefeitura de Petrolina.)
O secretário executivo de Transporte de Petrolina, José Carlos Alves, sofreu uma tentativa de assassinato na manhã desta quarta-feira (11). O crime aconteceu onze dias após a cidade, localizada no Sertão de Pernambuco, trocar a empresa responsável pelo sistema de transporte público. Segundo o prefeito Miguel Coelho (MDB), tanto ele quanto o secretário vinham recebendo ameaças por causa da nova licitação de coletivos, por meio de mensagens de texto, visitas de carros suspeitos e até cartas assinadas com sangue.

“Não podemos fazer nenhuma conjectura, mas não podemos ignorar as ameaças que vínhamos recebendo. Muita coincidência isso (o atentado) acontecer nesses primeiros dias da nova empresa”, afirmou o prefeito de Petrolina, em coletiva de imprensa durante a manhã. “Há uns dois, três meses, divulguei essas ameaças que estávamos recebendo desde que começamos esse novo processo de licitação. Não imaginávamos que fosse chegar a um ponto tão extremo como tentativa de homicídio”, acrescentou.

Mesmo com as ameaças, tanto o prefeito quanto o secretário dispensaram o uso de seguranças. “Mas depois de hoje, medidas terão que ser tomadas. O próprio governador (Paulo Câmara) disponibilizou segurança para todas as pessoas que participaram do processo de licitação. A empresa vencedora, que também sofreu ameaças, prestou queixa na polícia baiana”, detalhou o gestor municipal. 

Miguel Coelho acionou o Ministério Público de Pernambuco e ss polícias Civil e Federal para acompanharem o caso. Por fim, assegurou o funcionamento da nova empresa de ônibus. “Isso é um claro sinal de intimidação. Vamos até o fundo dessa história para encontrar mandante, executor, seja quem for. Não vamos deixar ninguém da equipe se sentir amedrontado ou a população achar que está vivendo na época dos coronéis”, finalizou

O crime
Responsável pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) - equivalente à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), José Carlos Alves estava tirando o carro da garagem de sua casa, na Cidade Universitária, quando foi atingido por quatro tiros - tdois na cabeça, um no tórax e outro no braço, por volta das 6h40.

Após o atentado, ele foi levado para o Hospital da Unimed, onde foi submetido a uma craniotomia (cirurgia que abre a cabeça) e teve as balas retiradas. Apesar dos tiros, ele está consciente e conversando. De acordo com o médico Antonio Vinicius, ele deverá evoluir bem nos próximos dias. “Podemos dizer que ele está estável, está bem”, comentou. 

O inquérito está sob responsabilidade do delegado Gregório Ribeiro. “Diligências estão sendo realizadas e a Polícia Civil se pronunciará sobre o caso ao final das investigações”, disse a instituição, em nota.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.