Trânsito

CTTU amplia áreas fiscalizadas por videomonitoramento

Publicado em: 14/11/2019 16:17 | Atualizado em: 14/11/2019 16:17

 (Foto: Arquivo DP.)
Foto: Arquivo DP.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) dará início à fiscalização por videomonitoramento em novos pontos do Recife. Ao todo, 16 novas câmeras foram instaladas e passarão a operar em caráter educativo até o fim de novembro. Os equipamentos vão operar em caráter definitivo após o término da implantação da sinalização, a partir do dia 2 de dezembro. Com a medida, o Recife passa a contar com 28 câmeras de videomonitoramento através de agentes de trânsito lotados na Central de Operações de Trânsito (COT).

A maioria dos locais onde serão entregues equipamentos para realizar o serviço de fiscalização por videomonitoramento tem linhas de ônibus que trafegam com dificuldade por conta de estacionamentos irregulares nas vias. "Por isso, a CTTU intensificará a fiscalização por meio das câmeras para coibir irregularidades como estacionamentos sobre calçadas ou em locais proibidos e garantir a segurança viária e a mobilidade dos cidadãos", informou o órgão.

As imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento são utilizadas para a fiscalização de infrações como o estacionamento irregular, formação de fila dupla e conversão proibida, entre outras. "A CTTU reitera que elas não são utilizadas para aplicar infrações que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como o excesso de velocidade; ou, ainda, as que precisem da abordagem dos agentes de trânsito, como conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios ou em mau estado de conservação", esclareceu o órgão.

As câmeras têm um raio avançado de alcance, e a Central de Operações de Trânsito, que funciona 24 horas nos sete dias da semana, é responsável pelo monitoramento do tráfego de veículos por meio das câmeras. Os equipamentos são operados por um efetivo de 12 profissionais, entre agentes de trânsito e técnicos, mas apenas os agentes são responsáveis pelas autuações de trânsito.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que a implantação de fiscalização por videomonitoramento contemplam áreas como entorno de largos comerciais e de grande interesse público e atendem à demanda da população para intensificar a fiscalização nesses locais. "O principal foco da fiscalização por videomonitoramento será os estacionamentos irregulares sobre calçadas e as operações de carga e descarga irregulares, que comprometem a segurança dos pedestres e a mobilidade do transporte público. Por isso, investimos nessas áreas atendendo ao pleito da população para que a fiscalização seja intensificada", disse.

Os equipamentos de videomonitoramento começaram a ser utilizadas na fiscalização de trânsito pela CTTU em maio de 2017. Após um ano, a iniciativa foi responsável pela redução de 87% no número de infrações registradas, passando de três para, em média, uma multa por dia em cada um dos 10 pontos. O resultado atende às expectativas da Autarquia, uma vez que demonstra o potencial da ação como mais um instrumento de conscientização dos condutores e de proteção aos pedestres.

A fiscalização por videomonitoramento é autorizada desde 2015, de acordo com a resolução 532/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para aplicar no Recife, a CTTU realizou estudos técnicos para finalizar o projeto de sinalização vertical, conforme prevê o Conselho. O processo teve início a partir de consultas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o intuito de definir as especificações técnicas que seriam utilizadas no projeto de sinalização.

Novos pontos de videomonitoramento:

Rua Córrego Euclides, próximo ao miniterminal de ônibus
Entrocamento entre as ruas Córrego do Bartolomeu, Padre Oliveira e Córrego do Euclides, na Praça da Rodinha
Avenida Beberibe, no Largo Comercial de Água Fria
Entrada do Córrego da Areia, nas proximidades da Escola Municipal Professor Moacyr de Albuquerque
Avenida Hildebrando de Vasconcelos, na altura do miniterminal de ônibus
Praça da Convenção, nas proximidades do cruzamento com a Rua Uriel de Holanda
Cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua São Mateus, na Iputinga
Avenida General San Martin, na altura da rotatória, próximo à Rua Doutor Gomes Pôrto
Rua Jenner de Souza, próximo à Praça do Derby
Praça Carlos Pinto, em Santo Amaro, próxima ao Shopping Tacaruna
Cruzamento da Avenida Governador Agamenon Magalhães com a Rua Odorico Mendes
Cruzamento das avenidas Dantas Barreto e Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio
Rua Maria Irene, próximo à Praça do Jordão
Avenida Dois Rios, próximo ao semáforo 475
Avenida Jean Emile Favre, em frente à Faculdade Boa Viagem
Cruzamento das ruas Vasco da Gama e Frederico Ozanan, na entrada do Córrego do Botijão

Locais que já contam com fiscalização por videomonitoramento:

Avenida Recife, no cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz
Avenida Antônio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado
Avenida Antônio de Góes, nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro
Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Frei Leandro
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no sentido subúrbio, no cruzamento com a Av. João de Barros
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos
Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Doutor Leopoldo Lins
Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César
Rua do Acre, no cruzamento com a Estrada dos Remédios, em Afogados
Rua Arabaiana, em Brasília Teimosa, próximo ao cruzamento com a Rua Espadarte
Rua Nova Descoberta, no cruzamento com a Rua Vereador Otacílio de Azevedo, no bairro de Nova Descoberta
Rua Expedicionário Francisco Vitoriano, na UR-5 Ibura
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.