Educação

Vereadores aprovam projeto de lei que declara Paulo Freire patrono da educação do Recife

Publicado em: 15/10/2019 17:39 | Atualizado em: 15/10/2019 17:41

Foto: Acervo Paulo Freire/Divulgação.
A Câmara Municipal do Recife aprovou, na tarde desta terça-feira (15), dia dos professores, o Projeto de Lei Ordinária 199, que declara o educador pernambucano Paulo Freire patrono da educação do Recife. O texto, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), segue para sanção do poder executivo.

Rinaldo Junior justificou a proposta afirmando que Paulo Freire já recebeu mais 35 títulos de Doutor Honoris Causa em universidade brasileiras e estrangeiras. Mais de 350 escolas ao redor do mundo leva o nome desse recifense que só honra o país. O educador escreveu obras como Educação como prática para a liberdade e Pedagogia do oprimido. “Ele colocou em prática seu método de alfabetização pela primeira vez em Angicos, Rio Grande do Norte, que além de alfabetizar politizava as pessoas, trabalhadores rurais, domésticas, pedreiros, que acreditavam na importância de aprender a ler para mudar a vida", afirmou o vereador.

Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que Paulo Freire é referência da cidade e em todas as instituições do mundo. “As pessoas que estão no poder hoje fazem apologia da ignorância e não sabem sequer o que é ideologia”. Ana Lúcia do Rego (PRB), que é professora, disse que falar em Paulo Freire é uma obrigação e não se pode negar seu legado e história. “Quem conhece pedagogia não pode prescindir de seus ensinamentos. Se vivo diria para nós que ensinar é uma paixão. Deixar o nome dele como patrono é deixar seu nome inscrito em nossa história", pontuou.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.