Saúde

Profissionais de saúde do estado receberão capacitação sobre câncer infantojuvenil

Publicado em: 19/09/2019 19:42 | Atualizado em: 19/09/2019 19:45

Foto: Leandro de Santana

Principal causa de morte por doença entre crianças e jovens de 01 a 19 anos no Brasil, alcançando a marca de cerca de 3 mil óbitos por ano, o câncer infantojuvenil é uma enfermidade que vem preocupando cada vez mais os especialistas. Em 2015, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 286 novos casos nas unidades pernambucanas especializadas de tratamento. Nesta sexta-feira (20), será lançada a versão estadual do “Fique Atento! Pode ser câncer”, projeto realizado em parceria com o Grupo de Ajuda à Criança Carente de Pernambuco (GAC-PE). O programa passará a capacitar profissionais de todo o estado.    

Até o fim deste ano, profissionais que atuam na atenção primária de todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) devem passar por treinamentos sobre o tema, sendo orientados sobre os principais sinais e sintomas dos diversos tipos de câncer infantojuvenil. As capacitações serão ministradas por meio de videoconferência.

De acordo com levantamento do Inca, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados se o diagnóstico for precoce e o tratamento for realizado em centros especializados. “Nós estamos nessa batalha para tentar reduzir o índice de óbito das nossas crianças, porque, infelizmente elas ainda chegam aos hospitais com a doença em estágio avançado”, destaca a oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais.  

O lançamento do projeto para a rede estadual faz parte das atividades em prol do Setembro Dourado, movimento nacional que busca conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer em crianças e adolescentes. “Os familiares devem ficar atentos aos principais sintomas, como febre persistente, caroços, dores ósseas, vômitos e sangramentos”, pontua a presidente do GAC-PE.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.