Inclusão

Obra literária a ser lançada em Arcoverde será ilustrada por jovens da Funase

Publicado em: 20/09/2019 19:32

Foto: Divulgação/Funase.
“Nasce apenado / Quem não estreia em família respeitada / Com brasão / E dinheiro em caixa”. Foi em versos como esses, da obra (Em) Cadeia, da poeta Juliana Aguiar, que adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) se inspiraram para libertar palavras e desenhos. Ao longo de oficinas realizadas neste mês, eles criaram as ilustrações do livro, que será lançado neste sábado (21), durante a culminância da mostra de artes Aldeia Olho D’Água dos Bredos, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Na ocasião, o grupo, composto por quatro adolescentes, também fará a apresentação de um recital baseado na publicação.

O desenvolvimento do projeto aconteceu dentro do Case/Cenip Arcoverde, unidade em que os adolescentes participantes cumprem medida de internação. Outra parte da carga horária das oficinas também foi realizada no Serviço Social do Comércio (Sesc), que está promovendo o evento.

A participação dos socioeducandos foi tão bem avaliada que eles foram convidados a fazer parte do grupo jovem do Sesc, integrando atividades fixas fora dos muros da Funase nas segundas e sextas-feiras. “Trabalhamos a cultura da cidade por meio da arte, tendo a liberdade como mote para as ilustrações e o recital. O resultado foi muito satisfatório e temos a expectativa de uma grande culminância no sábado”, avaliou a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibele.

Além dessa atividade, ações nessa e em outras áreas, como a de educação profissional, vêm ocorrendo na unidade, como uma oficina de artesanato com fibra de bananeira. Recentemente, um grupo de adolescentes também concluiu o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro da Funase.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.