Trânsito

Interdição da Rui Barbosa será mantida até quinta

Publicado em: 15/09/2019 21:19 | Atualizado em: 15/09/2019 21:28

Trecho em obras fica em frente ao Museu do Estado. A interdição parcial segue até quinta-feira. Crédito: Paulo Paiva/DP

A Avenida Rui Barbosa vai continuar com trecho interditado para obras da Emlurb, iniciada na última sexta-feira (13). O trecho em obras fica em frente ao Museu do Estado de Pernambuco. Entre as razões para a extensão do prazo da interdição completa, prevista inicialmente para ser suspensa às 6h desta segunda-feira, estão a grande profundidade da escavação, que foi de cerca de 4 metros, a instabilidade do solo no local, que demandou a instalação de contenções para deixar os taludes seguros; e a influência da maré, já que durante os momentos de maré alta, o solo instável passou a absorver água, tornando o serviço ainda mais complexo. Finalizada a parte da escavação, na quinta (19), a via voltará a ser liberada parcialmente e a previsão de final das obras está mantida para o dia 23.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou um esquema especial de trânsito com o objetivo de minimizar os transtornos causados pela obra. A partir das 6h desta segunda-feira (16), a Rua Senador Alberto Paiva será, provisoriamente, mão dupla entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Sérgio Magalhães. Dessa forma, os condutores que desejarem seguir em direção à Rua Amélia poderão girar à esquerda na Rua Senador Alberto Paiva e à direita na Rua Sérgio Magalhães, ou à direita na Rua Senador Alberto Paiva para seguir pela Avenida Rui Barbosa. Os condutores que vêm do bairro do Parnamirim, poderão acessar as ruas Tito Rosa e do Futuro pra chegar à Rua Amélia. Já os condutores oriundos do bairro de Casa Forte poderão acessar a Avenida Norte para chegar à Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Durante o sábado (14), a CTTU retirou os gelos baianos que ficam na Rua Amélia, na altura da Rua Senador Alberto Paiva, para proporcionar maior fluidez ao giro que dá acesso à Rua Amélia. Essa intervenção será mantida durante esta semana para melhorar o fluxo de veículos no local. Para minimizar os impactos para a população, a CTTU vai dar continuidade ao monitoramento do tráfego de toda a área, com o efetivo reforçado de agentes e orientadores de trânsito, para auxiliar os condutores e pedestres.

Para realizar as obras de reparos da rede de tubulação, a Emlurb tem trabalhado também durante a madrugada com atenção redobrada para não danificar a rede de esgotamento sanitário que existe muito próximo à vala. Em casos como este, os trabalhos precisam ser executados com cuidado para evitar danos à rede de esgoto e não permitir que os fluidos invadam a área das escavações. A autarquia esclarece ainda que havia um poste instalado na calçada, a 50 cm da escavação. Devido à instabilidade do solo, o poste rompeu. Esse poste abrigava várias redes aéreas de comunicação e precisou ser realocado. Para a execução dos serviços é preciso utilizar equipamentos diversos, incluindo maquinário pesado, por isso a necessidade da interdição total da via.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.