Projeto

Doutores da Alegria tiram a maquiagem para encenar histórias reais

Publicado em: 17/09/2019 12:00 | Atualizado em: 17/09/2019 12:06

Grupo vai se apresentar na Biblioteca do Estado no sábado. Foto: Doutores da Alegria/Divulgação
Os Doutores da Alegria vão encenar histórias reais, que acontecem nos hospitais onde atuam, no projeto Conta causos. A apresentação será no sábado (21), às 10h, na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, em Santo Amaro. O projeto terá intérprete de libras e audiodescrição.

“São histórias engraçadas, emocionantes ou até um pouco tristes, mas que revelam o nosso trabalho, a delicadeza e a disponibilidade do palhaço no encontro com o paciente, o acompanhante, o profissional de saúde”, comenta Arilson Lopes, coordenador artístico.

No Conta causos, os atores encenam as histórias “de cara limpa” e não como palhaços. Neste sábado, participam da ação Ana Flávia (Dra. Nana), Eduardo Filho (Dr. Dud Grud), Luciano Pontes (Dr. Lui), Olga Ferrario (Dra. Musquita), Tiago Gondim (Dr. Gonda) e Wagner Montenegro (Dr. Wago). A direção artística é de Arilson Lopes e a produção executiva de Nice Vasconcelos.

As duas sessões deste mês (a primeira foi no dia 14) fazem parte de uma programação especial de setembro, em comemoração aos 16 anos de atuação do Doutores da Alegria no Recife. No dia 29 de setembro, às 8h30, os palhaços realizam o 6º Bobociclismo – O passeio ciclístico mais bobo do mundo, saindo do Parque da Jaqueira. No mesmo dia, às 16h, encerram a mostra Transborda Camarotti 10 Anos, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, com a apresentação do trabalho Doutores da Alegria em Cenas Curtas.

A entrada no Conta causos é gratuita, mas Doutores da Alegria incentiva que o público doe livros de literatura para infância e juventude para ampliação do acervo da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Os livros devem ser novos ou seminovos: não podem estar riscados, rasgados ou manchados.

Os Doutores da Alegria são uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em seis hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar 
O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.