Convênio leva 24 ex-presidiários para o mercado de trabalho

Publicado em: 22/07/2019 20:00 | Atualizado em: 22/07/2019 20:01

Ex-presidiários começaram a trabalhar nesta segunda (22) - Divulgação/SJDH
Um grupo de 24 ex-presidiários ganhou uma nova chance de vida nesta segunda-feira (22). Após passarem por capacitação e acompanhamento jurídico e psicológico, ganharam emprego na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas do Estado (SPVD) e em uma empresa têxtil, ambas localizadas no Recife. As vagas foram garantidas por um convênio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que visa romper com o ciclo de violência.

Essas 24 pessoas ganharão um salário mínimo. Seus contratos de trabalho são regidos pela  Lei de Execuções Penais, que não gera vínculo empregatício e isenta o empregador de pagar encargos trabalhistas, como 13º salário e FGTS.

Entre homens e mulheres, 14 irão para a Tek Shine Textil, onde irão atuar na costura de peças de cama, mesa e banho - atualmente, a empresa têxtil também oferece trabalho para detentas da Colônia Penal Feminina do Recife. Os outros 10 foram para a sede da SPVD, alocados em serviços gerais, eletricista, encanador e jardineiro na sede da SPVD. 

Antes de serem contratados, esse grupo passou por cursos de capacitação e acompanhamento jurídico e psicológico. A iniciativa da SJDH já levou 1.040 ex-detentos para o mercado de trabalho, contribuindo para a queda na reincidência criminal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.